A Wacker Chemie AG reforça o seu foco nas especialidades de silicone na Europa com a construção de uma nova unidade de produção. A empresa química, juntamente com parceiros do projeto e funcionários que representam a cidade e a região, quebraram o chão simbolicamente em Karlovy Vary, na República Checa. A partir do final de 2025, a WACKER produzirá silicones de alto desempenho com cura à temperatura ambiente e, a partir de 2028, borracha de silicone de alta consistência em Karlovy Vary. Esses silicones são usados em tecnologias chave, como eletromobilidade, saúde e cuidados médicos e na expansão da rede. O volume de investimento situa-se na faixa dos três dígitos dos milhões de euros. Serão criados 200 novos empregos na primeira fase de expansão.
“Karlovy Vary será um novo e importante pilar para as nossas atividades de silicone na Europa e fortalecerá a nossa posição como fabricante líder de especialidades de silicone”, disse Christian Kirsten, Membro do Conselho Executivo, dirigindo-se a convidados políticos e empresariais. “Nossos tipos de borracha de silicone são procurados em todos os principais mercados em crescimento. Como especialistas em silicones, podemos oferecer exatamente as soluções que nossos clientes precisam para desenvolver produtos e tecnologias inovadoras”, afirmou Kirsten.
Elastômeros de silicone personalizados são especialmente necessários onde os materiais convencionais não conseguem atender aos requisitos elevados. Os principais impulsionadores são megatendências como a eletromobilidade, as energias renováveis e a expansão das redes elétricas. “Para podermos atender à crescente demanda por tais soluções no longo prazo, precisamos estabelecer as bases necessárias agora”, observou Kirsten. “Com Karlovy Vary estamos iniciando agora um novo capítulo na história de sucesso dos nossos silicones.”
A nova unidade complementa as unidades de produção integrada existentes da WACKER em Burghausen e Nünchritz, na Alemanha. A empresa cria assim pré-requisitos importantes para otimizar ainda mais seus processos de produção. “A nossa configuração de produção integrada na Europa será ainda mais flexível com Karlovy Vary. Isto nos permitirá servir ainda melhor os nossos clientes, tanto na Europa como noutros locais”, afirmou Kirsten.
Quando estiver totalmente operacional, a unidade poderá fornecer mais de 20.000 toneladas métricas de silicones personalizados por ano. As primeiras quantidades de produção são esperadas até o final de 2025.
Dos muitos locais de produção em consideração, Karlovy Vary, na República Checa, obteve o melhor resultado. Nas próximas semanas e meses, o edifício de 23 mil metros quadrados, incluindo infraestrutura, será erguido. A WACKER está cooperando com a incorporadora imobiliária norte-americana Panattoni, que está coordenando os trabalhos de construção, e com o grupo imobiliário tcheco Accolade, proprietário da propriedade e do edifício.
Karlovy Vary oferece as condições ideais para a produção de silicone da WACKER. “A sua proximidade com Burghausen e Pilsen, os custos energéticos relativamente baixos da região e a disponibilidade de pessoal qualificado tornaram a decisão muito fácil para nós”, disse Kirsten.