Waelzholz adquire fio-máquina com baixo nível de CO2 da ArcelorMittal

Foto: Divulgação Wälzholz

No âmbito de sua parceria comercial, a ArcelorMittal fornecerá, futuramente, de sua unidade de Hamburgo fio-máquina com baixo nível de CO2 − conhecido como XCarb® reciclável e renovável – à C.D. Wälzholz GmbH & Co. KG. Esses aços são produzidos a partir de sucata e com eletricidade renovável (100 %). A reduzida pegada de CO2 de 504 kg por tonelada de aço é oficialmente confirmada por uma Declaração Ambiental de Produto (EPD). A entrega das primeiras 20 toneladas ocorreu em janeiro na unidade da Waelzholz. A partir desse material, a Waelzholz produz perfis temperados para aplicações industriais.

Já em 2021, a ArcelorMittal havia fornecido Certificados de Aço Verde XCarb® para aço plano a Waelzholz, atuante em nível internacional. A redução de CO2 nesses certificados totaliza 2,11 toneladas de CO2 por tonelada de aço e provém de projetos de sustentabilidade nas diversas unidades da ArcelorMittal. As economias de CO2 são calculadas pelo balanço de massa, registradas em uma conta central e verificadas de forma independente.

“A aquisição de fio-máquina com nível reduzido de CO2 é, agora, um prosseguimento congruente de nossa parceria, por meio da qual ampliamos nosso portfolio de produtos de arame relaminado sustentáveis. Há muitos anos, a ArcelorMittal vem sendo um valioso parceiro no fornecimento e permanente desenvolvimento conjunto de materiais. As primeiras 20 toneladas são o ponto de partida para negociações adicionais para o aumento do volume de entrega de fio-máquina com baixo nível de CO2”, explica Dr. Matthias Gierse, Diretor Comercial da C.D. Wälzholz GmbH & Co. KG.

Neutralidade de carbono ao longo de toda a cadeia de criação de valor

Esta cooperação reforça os planos de descarbonização de ambas as empresas. A Waelzholz persegue um ambicioso roteiro que prevê a neutralidade de carbono até 2045. Como primeira empresa do setor de relaminação, este líder tecnológico implantou um processo validado para o cálculo da pegada de carbono dos produtos por artigo. Ao mesmo tempo, a Waelzholz cria as condições tecnológicas para poder substituir gás natural por hidrogênio em sua própria produção.