WIKA do Brasil inaugura Laboratório de SF6

Foto: Divulgação WIKA do Brasil

No mês de setembro de 2023 a WIKA do Brasil, especialista em tecnologia de medição, inaugurou o Laboratório de Calibração de Analisadores & Detectores de Gás SF6. O laboratório foi construído nas suas instalações sediadas na cidade de Iperó em São Paulo.

As especificações do projeto do laboratório foram desenvolvidas pelo Grupo WIKA na Alemanha. Assim, o projeto possui como objetivo principal o atendimento da demanda existente no mercado brasileiro e Latino-Americano de maneira a desempenhar um papel fundamental na busca contínua pela excelência técnica reforçando o compromisso da empresa com os clientes e com o meio ambiente.

Além de calibrar e certificar os equipamentos de Análise e Detecção de Gás SF6, o novo laboratório também terá como diretriz executar o suporte necessário ao departamento comercial, onde serão realizados o pós-venda e o suporte ao cliente para que os serviços de calibração dos equipamentos nas instalações da WIKA sejam oferecidos aos clientes, assim como a prestação de serviços na Análise de Gás SF6 nas instalações dos clientes.

SF6

O Hexafluoreto de enxofre, ou SF6, é um gás artificial amplamente utilizado em equipamentos elétricos de alta tensão. É incolor, inodoro, incombustível e quimicamente muito estável. Portanto, não reage com outras substâncias à temperatura ambiente. Sua grande estabilidade é baseada no conjunto simétrico perfeito de seus seis átomos de flúor em torno de seu átomo de enxofre central.

O SF6 é usado principalmente em dispositivos comutadores de alta tensão e nas subestações isoladas a gás, como isolante e como meio de resfriamento em transformadores de potência e como isolante e agente extintor em interruptores de alta e média tensão. Todas essas aplicações são sistemas fechados, muito seguros e, idealmente, sem possibilidade de vazamento.