O Grupo ZF está apresentando um novo conjunto escalonável de serviços baseados em dados e Inteligência Artificial (IA) para Engenharia Virtual de tecnologias avançadas de assistência ao motorista – ADAS e Validação Digital, denominado ADAS.ai. O conjunto ADAS.ai suporta montadoras na aceleração do desenvolvimento de sistemas avançados de assistência ao motorista (ADAS) para carros de passeio e veículos comerciais. O ZF ADAS.ai pode ser aplicado a sistemas ADAS desenvolvidos pela ZF, bem como por outros fornecedores Tier I.
O ADAS.ai é baseado em duas inovações: A primeira é um conjunto de dados sincronizados multissensor de super alta resolução coletados por meio da condução de todos os cenários e quilometragem necessários para validar um sistema Nível 2+ ADAS globalmente. O segundo ponto é a tecnologia de Inteligência Artificial proprietária desenvolvida com a empresa Cognata em Rehovot, Israel, que transforma o conjunto de dados de super alta resolução em entradas de sensor “conforme vistos” por novos sensores em novas aplicações de veículos.
Cenários Nível 2+ baseados em condução no mundo real
O ADAS.ai é baseado em nuvem e oferece vantagens significativas de custo e qualidade em comparação à engenharia tradicional e validação com base em unidades de teste físicas e tecnologia de simulação existentes. Cenários Nível 2+ completos baseados em dados derivados de condução do mundo real são injetados em vários pontos nas fases de engenharia e validação, tanto no modo “virtual” como “sensor completo”, fornecendo considerável aceleração e eficiência dos processos de engenharia e validação.
“Usamos dados do mundo real em uma abordagem de ponta a ponta porque sabemos pelo que nossos clientes e organizações regulatórias buscam”, afirma Christophe Marnat, Vice-Presidente Executivo da Divisão de Eletrônicos e Sistemas Avançados de Assistência ao Motorista. “Com a nossa abordagem, uma montadora não precisa de uma legião de motoristas de teste, nem milhões para projetar e validar com confiança. Unimos o mundo real e o virtual porque usamos dados reais para conduzir as duas modalidades.” Ele acrescenta: “A visão da ZF é habilitar engenharia virtual de ADAS completa para ADAS de todos os fornecedores Tier I, pois as montadoras querem que os atributos de tecnologias ADAS sejam como nos testes de colisão – totalmente validados digitalmente antes que o primeiro protótipo seja construído, e a ZF tem a tecnologia para fazer isso acontecer.” O pacote de validação e engenharia digital ADAS da ZF pode reduzir o tempo e o custo em até 20%.