Em uma prévia do CES 2021, a ZF apresentou seu novo middleware. Esta plataforma de software aberto funciona como um “mediador” entre o sistema operacional de um computador veicular e seus aplicativos de software. As principais funções do middleware são a abstração do hardware de computação de aplicativos de software portáteis e a comunicação entre esses aplicativos.
“O novo middleware ZF sustenta a afirmação da ZF de ser um dos fornecedores líderes mundiais de sistemas para o carro definido por software do futuro”, disse o Dr. Dirk Walliser, vice-presidente sênior de Pesquisa e Desenvolvimento, Inovação e Tecnologia da ZF. “Nossos clientes se beneficiam de processos de desenvolvimento acelerados e complexidade reduzida significativamente ao integrar hardware e software. Ao longo da vida útil do veículo, as funções podem ser atualizadas ou oferecidas adicionalmente sob demanda”.
Como uma plataforma de software abrangente, o middleware ZF estará disponível em veículos a partir de 2024. Seu desenvolvimento está intimamente conectado ao desenvolvimento de software aplicativo para domínios de mobilidade como direção automatizada, segurança integrada, controle de movimento de veículos e mobilidade elétrica.
Soluções de sistema para o carro definido por software
Bits e bytes têm permitido que componentes dos veículos se comuniquem umas com as outras por quase cinco décadas, desde que as primeiras unidades de controle eletrônico (ECUs) foram instaladas em carros na década de 1970. Hoje, os veículos podem ter até 100 ECUs diferentes. Cada uma delas inclui seu próprio software. Em novas e futuras plataformas de veículos, a arquitetura elétrica e eletrônica (arquitetura E / E) vai mudar drasticamente. As funções de software se afastam de controladores descentralizados para um sistema centralizado com apenas algumas unidades de controle de domínio dedicadas (DCUs), por exemplo, para funções de direção automatizadas. Todos esses aplicativos de software se beneficiam de uma integração de sistema de gerenciamento de plataforma de middleware perfeitamente integrada.
Middleware reduz a Complexidade para Integração de Sistema
Por ser um conector para os aplicativos de software e componentes de hardware de um veículo, apenas o middleware precisa ser conectado ao sistema operacional. Esta abordagem minimiza as interfaces, garante uma comunicação rápida com todas as partes do sistema e pode ajudar a reduzir significativamente a complexidade da integração do sistema para as montadoras.
O mesmo princípio se aplica ao desenvolvimento de componentes de hardware. O middleware simplifica sua integração flexível em veículos que fornecem comunicação em “uma linguagem universal”. Ele “traduz” e padroniza a comunicação entre as diferentes camadas de hardware e software dos veículos.