ZF atinge as metas anuais de vendas e resultados em 2021

Foto: Divulgação ZF

A ZF atingiu suas metas financeiras no ano passado em um ambiente de negócios desafiador. Com 38,3 bilhões de euros, as vendas aumentaram 17,5% em relação ao ano anterior, superando consideravelmente o valor de 32,6 bilhões de euros em 2020 e acima do valor de 2019 ( 36,5 bilhões de euros). O EBIT ajustado foi de 1,9 bilhão de euros (2020: 1,0 bilhão de euros), enquanto a margem de EBIT ajustado foi de 5,0% (2020: 3,2%). Enquanto isso, a ZF continuou sua orientação estratégica, focada no futuro da mobilidade, e garantiu novos e substanciais contratos com clientes nas três áreas principais de mobilidade elétrica, condução autônoma e desenvolvimento de software.

Principais números: metas alcançadas

A ZF gerou neste ano fiscal vendas totalizando 38,3 bilhões de euros (2020: 32,6 bilhões de euros), marcando um aumento de 17,5% em relação ao ano anterior. O EBIT ajustado foi de 1.910 milhão de euros (2020: 1.047 milhão de euros), enquanto a margem de EBIT ajustada subiu para 5,0% (2020: 3,2%). O fluxo de caixa livre ajustado para operações de fusões e aquisições – M&A, foi de 991 milhões de euros (2020: 994 milhões de euros). “Em um ambiente volátil marcado por alertas de lucro e previsões revisadas, atingimos com sucesso nossas metas em relação à nossa previsão”, disse o CFO da ZF, Dr. Konstantin Sauer. “Isso significa que conseguimos não apenas fazer investimentos substanciais, mas também reduzir nossos passivos financeiros e fortalecer nosso índice de patrimônio. ”A dívida bruta diminuiu durante o ano em 752 milhões de euros indo para 12,5 bilhões de euros. No final de 2021, o índice de patrimônio próprio era de cerca de 19% (2020: 12,1%).

A ZF aumentou ainda mais suas atividades em pesquisa e desenvolvimento (P&D). No ano passado, o índice de P&D foi de 8,0% (2020: 7,7%), o que equivale a 3,1 bilhões de euros (2020: 2,5 bilhões de euros) – o maior já registrado na história da ZF. Os investimentos em propriedades, instalações e equipamentos foram de 1,6 bilhão de euros (2020: 1,4 bilhão de euros), resultando em um índice de investimento de 4,2% (2020: 4,4%).

Perspectivas com ressalvas: 2022 continua desafiador

Após o desenvolvimento positivo do mercado em 2021, as condições de negócios permanecem altamente desafiadoras e voláteis. Embora a oferta de semicondutores deva melhorar no segundo semestre de 2022, a pandemia de Covid-19 em andamento, os gargalos gerais de fornecimento e a inflação crescente tornam as perspectivas para o ano atual mais difíceis. A guerra na Ucrânia e seu impacto global negativo agravam essa situação. A interrupção das cadeias de suprimentos dos fabricantes de carros de passeio e veículos comerciais já causou as primeiras paradas na produção. Embora a ZF atualmente não seja afetada significativamente por problemas da cadeia de suprimentos relacionados à guerra, as paradas em nossos clientes levaram a menos demandas na ZF. A medida em que uma possível escalada adicional da guerra na Ucrânia afeta a economia global, o crescimento da indústria no ano fiscal de 2022 não pode ser estimado atualmente.

Por esses motivos, nossa perspectiva vem explicitamente com uma ressalva: a ZF prevê um crescimento moderado nas vendas do Grupo para um volume de mais de 40 bilhões de euros em 2022. Espera-se que esse crescimento de vendas resulte em uma margem EBIT ajustada entre 4,5 e 5,5%. O fluxo de caixa livre ajustado deverá ficar entre 1,0 bilhão e 1,5 bilhão de euros.