A ZF OPENMATICS e a Maxion Wheels anunciaram o desenvolvimento conjunto do primeiro sistema de sensor de rodas totalmente integrado. A Smart Wheel Connectivity Solution rastreia, analisa e comunica dados importantes como pressão, temperatura dos pneus, carga da roda e outras métricas de desempenho de rodas e pneus. Adequada para diversos tipos de veículos, desde ônibus até caminhões e máquinas agrícolas, a Smart Wheel Connectivity Solution ajuda a aprimorar a segurança e eficiência das rodas e diminuir custos para frotistas, fornecedores de serviços de mobilidade e segmento de infraestrutura.
“A ZF tem o benefício de anos de experiência com soluções de comunicação sem fio, como o BLE (Bluetooth Low Energy – Bluetooth de baixa energia). Nós combinamos essa expertise com a da Maxion para criar o primeiro sensor do mundo totalmente integrado movido a bateria TAG, que possui funcionalidades importantes, além do monitoramento de pressão de pneus. Os benefícios das soluções de monitoramento de rodas em tempo real se estendem à vida útil e desempenho ideal dos pneus. Esse é outro passo na direção da melhoria da segurança rodoviária, conforto de direção e eficiência de custos”, disse Thomas Rösch, diretor da ZF OPENMATICS.
“Como resultado do exclusivo sensor de carga conectado à roda, as informações do pneu e roda coletados pela Smart Wheel Connectivity Solution oferece uma variedade de novas possibilidades de utilização em segurança e eficiência, e novos negócios’”, disse Pieter Klinkers, CEO da Maxion Wheels. “Ao formar parceria com a ZF OPENMATICS, unimos nossa liderança em rodas com seu sensor inteligente e especialização em telemática. Isso nos permite oferecer uma solução integrada, que vai nos ajudar a impedir falhas perigosas e custosas em rodas e pneus, e também oferecer a condutores e operadores de frota dados críticos de desempenho de veículo, necessários para otimizar seu negócio”.
A Smart Wheel Connectivity Solution combina a tecnologia de sensor de rodas MaxSmart® da Maxion Wheels, com a plataforma TAG integrada da ZF OPENMATICS. Instalados diretamente em cada aro de roda do veículo, os marcadores duráveis Bluetooth rastreiam a umidade, temperatura e pressão dos pneus, carga do veículo, além da posição da roda, velocidade e vibração em nove eixos. As informações são coletadas em tempo real e transmitidas via wireless para a unidade de telemática a bordo do veículo antes de serem transferidas para a nuvem da ZF. Os dados podem ser lidos e analisados por meio de dispositivos inteligentes do PC ou enviados por um sistema terceirizado de preferência do cliente. Ao integrar totalmente cada sensor de dados diferente em um TAG de fácil utilização, a ZF e a Maxion oferecem possibilidades de monitoramento real de 360°.
Esse sistema totalmente integrado pode ser instalado em todos os tipos de veículos comerciais e até em máquinas agrícolas. Ele oferece insights únicos, ajudando a aprimorar a segurança rodoviária e diminuir custos. Isso faz com que o sistema seja altamente valioso, não apenas para frotistas, mas também para provedores de mobilidade para soluções de direção autônoma.
A nova parceria apresenta seu novo protótipo durante o Salão Internacional do Automóvel realizado em Frankfurt, Alemanha – IAA 2019, com o objetivo de completar os estudos de viabilidade durante a primeira metade de 2020, seguido por testes em campo e validação.