A ZF está expandindo sua linha de produtos para sistemas de shuttles autônomos e elétricos. Com efeitos imediatos, o Grupo passa a oferecer não só os próprios veículos, mas também todos os serviços complementares necessários ao planejamento, implementação, operação, manutenção e reparação de sistemas autônomos de transporte de passageiros. A ZF está direcionando sua oferta para cidades e operadoras de mobilidade urbana para acelerar a expansão desta importante opção. Os shuttles da ZF já podem resolver muitos problemas graves de tráfego hoje, pois transportam pessoas com mais rapidez e reduzem o número de automóveis nas ruas, bem como as emissões de poluentes nas metrópoles. Além disso, os shuttles facilitam a conexão das áreas rurais aos centros urbanos.
De acordo com a Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), o tráfego urbano é responsável por cerca de 40% das emissões globais de transporte de passageiros, que causam danos ao clima. No entanto, tanto o número de moradores das cidades quanto suas necessidades de mobilidade aumentarão significativamente nas próximas décadas. Além da eletrificação acelerada do tráfego urbano, conceitos de mobilidade inteligente são necessários para que as cidades possam ajudar a cumprir suas metas climáticas e oferecer aos seus habitantes um lugar mais atrativo para morar.
Uma solução são os sistemas autônomos de transporte de passageiros. Além dos veículos de transporte movidos a bateria exclusivamente elétricos e de condução autônoma que o Grupo mantém em seu portfólio desde a aquisição da empresa 2getthere em 2019, a ZF passou a oferecer também todos os serviços necessários para o planejamento, implantação, operação, manutenção e reparação de um sistema de shuttle autônomo.
Atualmente, os municípios e os operadores de mobilidade urbana precisam de muito conhecimento e recursos para implantar sistemas autônomos de transporte de passageiros. Neste caso, a ZF apoia com seu conhecimento de projeto e sua rede de serviços. “Nossa solução está disponível imediatamente e pode dar uma contribuição imediata para a redução das emissões relacionadas ao tráfego local”, explica Torsten Gollewski, Head de Sistemas de Mobilidade Autônoma da ZF.
“A atual geração de shuttles foi projetada para operação em pistas separadas estruturalmente. Para muitas cidades, o aplicativo já significa um alívio da situação do trânsito congestionado. As rotas podem ser projetadas de forma que complementem de maneira otimizada o sistema de transporte público existente”, finaliza.