ZF se une a projeto para desenvolvimento de veículos totalmente livres de emissões

Foto: Unsplash

Juntamente com seus parceiros, a ZF continua impulsionando a descarbonização da mobilidade como o primeiro grupo fornecedor TIER 1 da indústria automotiva a participar do “Projeto Polestar 0”. A iniciativa visa criar um veículo totalmente neutro em termos climáticos até 2030. O principal objetivo é evitar emissões ao longo de todo o ciclo de vida do veículo – não compensar emissões, plantar árvores ou comprar créditos de carbono.

O desenvolvimento de um carro de passeio totalmente neutro em termos de emissões e pronto para produção em 2030 começará após a fase de desenvolvimento preliminar, de pouco menos de três anos. A Polestar, fundada pela Volvo e pela Geely, está se concentrando na cooperação fundamental entre os setores para enfrentar o desafio de chegar a um veículo livre de emissões líquidas. A fabricante de veículos elétricos está atualmente formando uma colaboração entre fornecedores da indústria automotiva, instituições de pesquisa, startups, investidores, organizações governamentais e não governamentais.

A ZF é um dos primeiros e maiores grupos de tecnologia da indústria automotiva a decidir participar. “O Projeto Polestar 0 é uma iniciativa fantástica. A ZF apoia com entusiasmo, pois trata-se de uma iniciativa que complementa perfeitamente nosso próprio programa holístico de proteção climática”, diz Stephan von Schuckmann, membro do Board Mundial do Grupo ZF e responsável pela divisão de Acionamento para Veículos Elétricos. “O programa da ZF inclui todas as dimensões, desde a aquisição de materiais até a fabricação e o ciclo de vida completo de todos os nossos produtos. Em 2040, a ZF se tornará verdadeiramente neutra em relação ao clima.”

A ZF está utilizando sua participação no “Projeto Polestar 0” como uma oportunidade para expandir seu próprio ecossistema de parcerias em torno do tema da sustentabilidade. Trabalhando com universidades, fornecedores e startups, o Grupo criará padrões que fazem uma contribuição mensurável para reduzir emissões e conservar recursos. Para contribuir concretamente com o “Projeto Polestar 0”, a ZF inicialmente se concentrará no desenvolvimento, fornecimento e produção de drivetrains elétricos que tem o objetivo de atingir as metas máximas de sustentabilidade. A empresa também oferece sua experiência em sistemas e a gama de produtos mais ampla do setor, abrangendo não apenas a tecnologia de drivetrains, mas também de chassis, bem como de segurança ativa e passiva.

Conter as emissões ao invés de compensá-las

O “Projeto Polestar 0” se concentra na prevenção real de emissões, e não na compensação por meio da compra de créditos de emissões. Esta é a primeira iniciativa abrangente desse tipo.

“Estamos empolgados em anunciar que a ZF manifestou interesse em colaborar no projeto “Polestar 0”. A colaboração pretendida terá como objetivo encontrar soluções de sistemas automotivos “fossil-free”, livres de combustíveis fósseis, que inclui a fase final de vida dos veículos, para produzir um carro neutro para o clima até 2030. Nossa tarefa de pesquisa conjunta investigará o acionamento elétrico completo para descobrir qual tipo tem o potencial para atingir a fabricação líquida zero. Nosso esforço alinhado para soluções “fossil-free” nos permitirá explorar outras áreas e componentes, à medida que progredimos com a construção do veículo de zero emissões líquidas”, diz Thomas Ingenlath, CEO da Polestar.