ZF terá novo presidente para a América do Sul

Foto: CC_jcomp

A ZF terá novo presidente na América do Sul a partir do meio desse ano. Carlos Delich, 59, dará continuidade ao trabalho de Wilson Bricio, 60, que se aposenta depois de 17 anos na companhia, 14 deles na liderança da operação local.

Wilson Bricio começou na ZF em 2001 e em 2005 assumiu a presidência das operações da empresa na América do Sul. Formado em engenharia mecânica na Universidade de São Paulo, em São Carlos, com pós-graduação em administração industrial na mesma instituição, Bricio participou do Programa de Desenvolvimento de Executivos do IMD, em Lausanne, na Suíça, entre outros.

À frente da presidência regional, Bricio foi responsável por conduzir, em tempo recorde, as integrações das empresas Sachs, Lemförder e posteriormente TRW, adquiridas pelo Grupo ZF.

Wilson Bricio coordenou ainda o Comitê de Inovação e Tecnologia da Câmara Brasil-Alemanha (AHK-São Paulo) e desenvolveu uma série de trabalhos para difundir as boas práticas de gestão tecnológica e de inovação entre as empresas associadas da Câmara. Devido aos inúmeros resultados positivos alcançados pelo Comitê, em 12 de novembro de 2012 foi oficialmente inaugurado o Departamento de Inovação e Tecnologia da Câmara Brasil-Alemanha (DIT).

 “Isso representa uma grande oportunidade para as pequenas e médias empresas brasileiras que poderão buscar parcerias com organizações de porte similar na Alemanha e instituições em ambos os países, visando o desenvolvimento local de produtos, tecnologias e processos que venham de encontro aos atuais desafios do Brasil”, observou Bricio acerca da inauguração do DIT.

Segundo Bricio, liderar é, acima de tudo, trabalhar bem com pessoas, algo que ele diz ter se empenhado em desenvolver ao longo de sua carreira. Na ZF, a marca desta busca foi o desenvolvimento de modelos de trabalho mais colaborativos e flexíveis, com o compartilhamento de recursos entre divisões, por exemplo, solução criada no Brasil e reproduzida globalmente.

“Tenho muita satisfação em entregar ao Carlos uma empresa modernizada, integrada ao mercado e à comunidade, com uma equipe motivada para os novos desafios da indústria automotiva. Isso é a base para que ele possa conduzir a ZF com muito sucesso”, comenta Bricio.

Carlos Delich é graduado em Engenharia e possui MBA em Administração de Empresas pelo Instituto Universitário Aeronáutico da Argentina, além de pós-graduação em Gestão da Engenharia pela Universidade de Tecnologia de Queensland, Austrália. O executivo participou ainda de programas de formação em renomadas escolas internacionais de negócios, como por exemplo a Harvard School of Law, nos EUA, Astridge-Hult International Business School, no Reino Unido, além do Insead-Cedep, França.

Desde 2015 o executivo respondia pela Unidade de Negócios de Sistemas de Chassis na Alemanha, localizada na sede da Divisão de Tecnologias de Chassis da ZF em Dielingen, bem como nos TechCenters em Northville, EUA e Xangai, China. Sob sua coordenação atuaram 21 unidades de produção que entregam sistemas de chassis para clientes como Audi, BMW; Mercedes-Benz; Jaguar-Land Rover; Ford, GMC.