Publicidade

Inovação Destaque
23 de setembro de 2025

Deutsche Telekom: a revolução da IA começa

Por Redação Brasil-Alemanha News

Nenhuma imagem disponível na galeria.

Foto disponível: Deutsche Telekom

A tecnologia de ponta encontra a vida cotidiana: o AI Phone da Deutsche Telekom traz um agente de IA inteligente diretamente para a página inicial do smartphone e possibilita o controle de aplicativos simplesmente por voz. Para reservas de restaurantes, reservas de táxi, reprodução de música.

Um exemplo de agente de IA na Deutsche Telekom é o telefone de IA. O assistente do Perplexity o torna um companheiro indispensável: o mordomo virtual, por exemplo, reserva uma mesa em um restaurante por comando de voz e insere o compromisso no calendário. Ele também ajuda com traduções – simplesmente por foto. O assistente entende o ambiente, escreve e-mails, inicia ligações, toca música e resume textos. Isso torna o AI Phone da Deutsche Telekom um verdadeiro ajudante diário com uma interface amigável para IA. E a um preço imbatível. E mostra o princípio dos agentes de IA: os agentes de IA são programas de software que planejam tarefas, tomam medidas e tomam decisões de forma independente para um objetivo específico com a ajuda da inteligência artificial, sem orientação humana constante.

Como os agentes de IA estão mudando a vida cotidiana

O Gartner prevê que, até 2028, os agentes de IA assumirão mais de 20% das interações nas lojas online. No local de trabalho, eles tomarão 15% das decisões diárias, de acordo com o instituto de pesquisa de mercado, acima dos zero por cento em 2024. E: Até 2028, 33% dos softwares nas empresas conterão IA agêntica, em comparação com menos de 1% em 2024.

Qual é o superpoder dos agentes de IA? Eles reagem “de plantão”, por assim dizer, e pensam junto. Eles usam a Compreensão de Linguagem Natural para compreensão de linguagem. A personalização vem da IA generativa, ou seja, os grandes modelos de linguagem (LLMs). As chamadas habilidades de raciocínio permitem que eles tirem conclusões. Quando necessário, os agentes de IA acessam ferramentas e fontes, como documentação e dados atualizados. Eles funcionam sem problemas com outros agentes especializados de IA e humanos. Ao fazer isso, eles observam o resultado de suas respostas ou ações e otimizam sua solução. Eles trabalham dentro de diretrizes definidas com precisão e, se desejarem, extraem seus conhecimentos de fontes definidas com precisão.

A Deutsche Telekom usa inteligência artificial há muitos anos. O grupo conta com parcerias para as melhores soluções de IA do mercado e desenvolvimento colaborativo. Aplica-se o seguinte: a IA deve resolver problemas de negócios e aumentar a produtividade – mantendo o foco no bem-estar das pessoas.

Agentes de IA mantêm a rede da Deutsche Telekom estável

Sem uma rede segura e estável, mesmo o melhor aplicativo de IA não funcionará, nem mesmo o telefone AI. É aqui que entra em jogo o próximo agente de IA inovador, o “RAN Guardian Agent”. No futuro, ele monitorará a rede de acesso à antena (RAN) e verificará o quão bem a rede local está preparada para um possível aumento de carga. Se necessário, ele intervirá. A rede Telekom é um sistema complexo que consiste em muitas antenas, servidores, cabos, distribuidores e diferentes bandas de frequência. Em grandes eventos, como jogos de futebol ou celebrações da véspera de Ano Novo, pode ficar lotado nas células de rádio: muitas vezes muitas pessoas querem estar online ao mesmo tempo. Aqui, é importante identificar as células completas em tempo hábil e ajustar a potência do rádio para evitar perdas de desempenho. Um caso para o “Agente Guardião da RAN”. Ele coordena três “colegas de IA” especializados: o primeiro analisa fontes públicas e categoriza os eventos relatados. O segundo usa esses dados para verificar o quão bem a rede pode absorver a carga, se as antenas nas proximidades devem ajudar e monitora os parâmetros importantes em tempo real. Se necessário, o terceiro realoca recursos de celular ou ajusta as configurações na rede. Isso significa menos gargalos e utilização mais eficiente. Em fases silenciosas, a IA também pode desligar as bandas de frequência. Este “Agente Guardião da RAN” é baseado no Gemini 2.0. A Deutsche Telekom está desenvolvendo-o em conjunto com o Google Cloud. A longo prazo, o Grupo, como o maior operador de rede da Alemanha, está se esforçando para “auto-condução”, ou seja, redes autônomas com controle de rede automatizado – com dados e IA.

Agentes de IA da Deutsche Telekom: o impulso para clientes corporativos

A Deutsche Telekom oferece aos clientes empresariais sistemas de diálogo suportados por IA, juntamente com parceiros líderes de mercado. Esses chamados sistemas de IA conversacional respondem a milhares de perguntas em canais como telefone, site ou WhatsApp – simultaneamente e em linguagem natural. Isso oferece às empresas cem por cento de disponibilidade o tempo todo e sempre amigáveis, mesmo com repetições frequentes. Por exemplo, um agente de IA em uma seguradora de saúde responde a perguntas sobre o prontuário eletrônico do paciente e reconhece preocupações complexas, como um cartão de saúde com defeito. Se necessário, encaminha para os funcionários. Ele envia informações via link diretamente para seu celular.

AI Foundation Services – o “mercado” para IA segura

Nos “Serviços de Fundação de IA”, as empresas têm acesso a uma variedade de modelos de IA de código aberto e proprietários, gerenciados por licença. A T-Systems opera os modelos de código aberto com os mais altos padrões de segurança em seus próprios data centers. No entanto, a plataforma também oferece uma interface uniforme para as nuvens da Microsoft, Amazon ou Google e para os modelos de linguagem que estão hospedados exclusivamente lá. Esses LLMs e modelos de IA são essenciais para orquestrar agentes de IA que podem coletar e processar informações de várias fontes para resolver tarefas complexas.

Resolva problemas com agentes de IA

A responsabilidade final pelo uso da IA permanece com os humanos. Apesar de toda a automação, a IA só deve ser usada em áreas críticas como uma ferramenta preparatória para que os humanos possam tomar uma decisão informada ou intervir para corrigi-la, se necessário. Esse equilíbrio de decisões autônomas e supervisionadas é chamado de princípio humano-in-the-loop.

Trabalhando lado a lado – é assim que a inteligência artificial desdobra seu potencial positivo e resolve os problemas das pessoas. A Deutsche Telekom se esforça para desempenhar um papel de liderança no uso e entrega de IA para o benefício da sociedade, da economia e da empresa – com diretrizes éticas para o uso de IA e princípios para IA verde para o desenvolvimento sustentável e uso da tecnologia.

Compartilhe:

Artigos relacionados