Publicidade

Destaque Educação
21 de julho de 2025

Deutsche Telekom ajuda a Geração Z a recuperar o controle de Doppelgangers digitais

Por Redação Brasil-Alemanha News

Nenhuma imagem disponível na galeria.

Foto: divulgação Deutsche Telekom

A Geração Z está sendo “doppelgangerizada”, e a maioria nem percebe. Seus dados podem ser clonados secretamente e vendidos, moldando suas identidades e o mundo ao seu redor, tudo sem o consentimento.

Com uma nova campanha internacional #OwnYourWorld, a Deutsche Telekom traz novidades sobre as ameaças digitais ocultas – visualizando como os dados pessoais podem ser duplicados, mal utilizados e explorados de maneiras muitas vezes invisíveis. Por meio de uma narrativa voltada para as redes sociais, a campanha desperta consciência, inicia conversas e capacita os jovens a tomarem maior controle de suas vidas digitais.

“A capacidade de possuir sua identidade online deveria ser um direito fundamental”, diz Ulrich Klenke, Chief Brand Officer da Deutsche Telekom. “Sabemos que conhecimento é poder. É por isso que estamos oferecendo à Geração Z o conhecimento e a confiança de que precisam para ‘ativar o modo privacidade’ em suas vidas digitais.”

Uma nova pesquisa* encomendada pela Deutsche Telekom revela que mais de 90% dos jovens europeus da Geração Z expressam preocupação com sua privacidade digital. Contudo, apesar da preocupação ser alta, a confiança é baixa. Mesmo tendo crescido online, muitos se sentem despreparados para lidar com o tema, já que menos de 7% afirmam se sentir muito confiantes em gerenciar sua privacidade de dados. A pesquisa também mostra que mais de 70% da Geração Z gostaria de mais informações sobre como se proteger.

A Deutsche Telekom está expondo a realidade dos Doppelgangers através de um videoclipe e faixa musicais surreais, criados em colaboração com a artista VTSS (nome verdadeiro Martyna Maja), produtora de techno e DJ polonesa conhecida por misturar gêneros musicais. “Muitos de nós sentimos essa ansiedade constante sobre o quanto vivemos online, e o quão pouco controle temos sobre isso”, comenta VTSS. “Este projeto captura isso de forma criativa – segurando um espelho para essa experiência e, com sorte, ajudando as pessoas a se sentirem vistas.”

Produzido pela Deutsche Telekom, o vídeo visualiza o problema por meio de uma narrativa ousada, utilizando conteúdo no estilo ‘brainrot’ para mostrar como é quando sua identidade digital começa a escapar do seu controle. À medida que os Doppelgangers começam a roubar os holofotes da artista e assumir sua vida, VTSS dá vida ao que acontece quando seu eu online ganha vida própria – tornando o problema impossível de ignorar.

A Deutsche Telekom também lançou uma nova plataforma digital, ownyourworld.online, com uma série de seis aulas rápidas criadas para ajudar os jovens a assumirem o controle de suas vidas digitais. Liderada por VTSS e centrada nos temas de individualidade e identidade online, a série transforma tópicos complexos – de rastreamento de dados à influência dos algoritmos – em conteúdos rápidos e adaptados aos feeds.

O conteúdo é gratuito e está disponível o tempo todo, com temas semanais apresentados por meio de recursos educativos e divertidos, criados para plataformas sociais como TikTok, Instagram, YouTube, Reddit, Twitch e Snapchat. As aulas também serão localizadas em todos os mercados europeus da Deutsche Telekom para maximizar alcance e relevância. Embora o conteúdo esteja hospedado em ownyourworld.online, também pode ser descoberto na plataforma Electronic Beats.

A #OwnYourWorld faz parte do compromisso de longo prazo da Deutsche Telekom em apoiar e capacitar a Geração Z, enquanto eles navegam pela vida online com mais confiança, autonomia e controle – cumprindo a promessa da marca de ‘conectar o seu mundo’.

Compartilhe:

Artigos relacionados