Nova fase da iniciativa Carbono Bayer reúne mais de 1.800 agricultores no Brasil

Foto: Divulgação Bayer

Mais de 1.800 agricultores brasileiros vão participar, a partir desta safra 2021/2022, do PRO Carbono, programa parte da iniciativa Carbono Bayer, que oferece vantagens para os produtores dispostos a ampliar seu potencial produtivo e aumentar o sequestro de carbono no solo a partir da adoção de práticas agronômicas sustentáveis. O número representa um aumento de quase cinco vezes em relação aos participantes da fase inicial do projeto, lançado na safra 2020/2021.

Com o encerramento da janela de inscrições, a Bayer, os agricultores e uma rede de parceiros vão acompanhar o acúmulo de matéria orgânica nos talhões participantes pelos próximos três anos. “Neste período, vamos construir um ecossistema de carbono na agricultura brasileira com base em ciência, tecnologia de ponta e colaboração”, reforça Fábio Passos, líder do Negócio de Carbono da Bayer para a América Latina. “O objetivo é oferecer aos produtores um modelo economicamente atrativo para o sequestro de carbono, enquanto são desenvolvidas soluções para enfrentar desafios técnicos, científicos e metodológicos ligados à mensuração de carbono e à geração de créditos no agro”, completa.

Ao todo, mais de 215 mil hectares cultivados, em sua maioria, com soja e milho em propriedades espalhadas por 16 estados brasileiros participarão da iniciativa. Ao longo de cada ciclo, amostras de solo serão coletadas para análise e os agricultores poderão contar com as recomendações de cerca de 70 consultorias para a adoção de um rol de práticas de manejo sustentáveis. Além dos potenciais ganhos de produtividade e rentabilidade, os participantes poderão usufruir de benefícios para a adoção dessas práticas de manejo sustentáveis como acesso a conteúdos e profissionais referência no tema, análises de fertilidade e carbono e soluções entregues pelas empresas e instituições parceiras.

A alta adesão ao PRO Carbono reflete o interesse dos agricultores brasileiros em serem parte da construção de uma agricultura carbono neutro, segundo Fábio Passos. “O produtor rural e a agricultura estão entre os mais afetados pelas mudanças climáticas extremas e pela falta de acesso a recursos. Há um interesse crescente em tornar o agro parte da solução dos desafios que a humanidade enfrenta hoje e um engajamento visível por iniciativas que permitam ganhos sustentáveis de produtividade”, afirma.

Para fazer parte do programa, os inscritos foram aprovados em análises socioambientais e se comprometeram a intensificar e aperfeiçoar a adoção de técnicas como plantio direto, plantio de cultivos de cobertura, rotação de culturas e uso de impulsionadores de produtividade e carbono nos talhões inscritos no projeto. Todos eles são também usuários da licença Plus do Climate FieldView, plataforma de agricultura digital da Bayer utilizada na coleta, análise e rastreabilidade dos dados.