A MINI, uma das marcas integrantes do BMW Group, conquistou mais um histórico resultado em sua trajetória de participações no Rally Dakar. No último sábado (14 de janeiro), sete das oito equipes MINI que participaram desta edição da competição concluíram a última etapa da prova. O bom desempenho alcançado pelo mais novo integrante da família MINI, o MINI John Cooper Works Rally, em sua estreia na prova, mostra que ele segue firme o caminho aberto por seu antecessor, o MINI ALL4 Racing.
A edição 2017 do Rally Dakar ofereceu, como sempre, um desafio único a ser superado por pilotos e navegadores. A instabilidade das condições climáticas e as consequentes inundações acarretaram no cancelamento de duas etapas da competição e no encurtamento do trajeto de alguns estágios mais técnicos e da suspensão de, ao menos, 1.400 quilômetros dos percursos cronometrados.
A dupla formada pelo piloto argentino Orlando Terranova e pelo navegador alemão Andreas Schulz foi o destaque da MINI ao conquistar a sexta colocação geral da competição, a bordo do John Cooper Works Rally #308. “Foi uma boa corrida. A primeira semana foi muito difícil para nós, e cometemos muitos erros que nos custaram tempo. Mas a segunda semana foi melhor. As etapas foram muito longas e a navegação complicada, mas o carro esteve fantástico e estamos contentes”, comemorou Terranova diante de sua torcida.
A dupla formada pelo piloto polonês Jakub Przygonski e pelo navegador belga Tom Colsoul, por sua vez, mostrou que o MINI ALL4 Racing segue como um modelo muito competitivo no Dakar, ao conquistar a 7ª colocação geral. “Este foi, sem dúvidas, um duro Dakar, com muitos momentos difíceis e de navegação complicada em altas velocidades, mas gostamos de correr juntos. Estamos felizes por terminar no Top 10 e sentimos que conseguimos um grande resultado.”
Para o piloto Mohamed Abu Issa, do Catar, e seu navegador francês, Xavier Pansieri, o Dakar 2017 ficará como uma lembrança impressionante. Também a bordo de um MINI ALL4 Racing, o catari conquistou a 10ª posição geral em seu primeiro Dakar a bordo de um carro – até então ele vinha disputando o rali na categoria Quads. “Este Dakar foi muito diferente para mim. Foi o meu quarto (rali), mas três deles foram de quad. Não sei bem se este foi difícil porque os desafios são diferentes de carro e de quad, não posso comparar, mas sei que mesmo assim foi exigente. Escolhi, creio eu, a melhor equipe em termos de carro e me ensinaram muito. O meu objetivo era aprender. Quero ganhar o Dakar de carro um dia e este foi o começo”, disse Abu Issa.
No entanto, as etapas iniciais do rali mostraram um domínio do MINI JCW Rally #303, da dupla formada pelo finlandês Mikko Hirvonen e do francês Michel Perin. O bom desempenho de Hirvonen, em sua segunda participação no Dakar, indicava uma provável disputa pelo pódio, o que acabou não ocorrendo por conta de problemas de navegação na fase final da corrida. A equipe completou o percurso na 13ª posição.
A dupla de brasileiros formada pelo piloto Sylvio de Barros e pelo navegador Rafael Capoani celebrou o 18º lugar geral em sua primeira participação no Dakar. “O Dakar foi fantástico! Uma grande experiência. Cheguei aqui (no Dakar) há 10 anos em uma moto, em 2007, e não consegui terminar. Voltei em 2008 e foi cancelado. Mas estou muito contente por ter completado o percurso deste ano e tenho histórias completamente diferentes do Dakar agora do que eu tinha antes”, explicou Barros, que esteve ao volante do MINI JCW Rally #339.
A altitude dos trechos mais elevados do trajeto revelou-se um grande obstáculo para alguns competidores, entre eles o piloto Yazeed Al Rajhi, da África do Sul, que sofreu problemas físicos e teve de desistir de disputar a 4ª etapa do rali. Ele e o navegador alemão Timo Gottschalk terminaram na 27ª colocação com seu MINI JCW Rally #306. Já o experiente piloto Stephan Schott, da Alemanha, concluiu mais um Dakar, desta vez ao lado do navegador português Paulo Fiuza. A dupla chegou ao final do rali na 15ª posição.
Foto: Divulgação BMW Group