O ano de 2012 foi de vendas recordes para as montadoras alemãs de veículos de passeio. BMW, Mercedes-Benz, Volkswagen, Audi e Bentley (estas duas últimas pertencentes ao Grupo Volkswagen) comemoram os resultados divulgados nos últimos dias.
BMW
Segundo comunicado publicado em seu site, o Grupo BMW alcançou as maiores vendas de sua história em 2012, com um total de 1,84 milhão de carros das marcas BMW, MINI e Rolls-Royce entregues mundialmente. O resultado representa um aumento de 10,6% sobre o recorde de vendas do ano anterior, de 1,66 milhão de carros.
"2012 foi um ano de muito sucesso para nós. O Grupo BMW teve recorde de vendas pelo segundo período consecutivo e expandiu sua liderança no segmento premium. Entramos nesse novo ano com um impulso positivo e, a despeito dos 'ventos contrários' em alguns mercados, objetivamos alcançar outro recorde de vendas em 2013", afirma Ian Robertson, membro do Conselho de Administração da BMW AG responsável por Vendas e Marketing.
Mercedes-Benz
"Estamos muito contentes com nossas vendas no ano de 2012. Apesar do ambiente de negócios difícil nos países do Sul da Europa e de numerosas mudanças em modelos, nós conseguimos superar o recorde do ano anterior", ressalta Dieter Zetsche, CEO da Daimler (controladora da Mercedes) e presidente da Mercedes-Benz Carros, acrescentando esperar que a tendência positiva continue neste ano.
No período de janeiro a dezembro de 2012, a Mercedes-Benz entregou 1,4 milhão de veículos das marcas Mercedes-Benz, smart e Maybach a seus clientes globais, 4,5% a mais do que o resultado do ano anterior.
Volkswagen
Também a divisão de carros de passeio da Volkswagen fechou 2012 com um novo recorde, com 5,74 milhões de veículos entregues aos seus consumidores – 12,7% a mais que o resultado de 2011.
"Tivemos outro forte crescimento na divisão de carros da Volkswagen, apesar de às vezes as condições do mercado terem sido complicadas. 2013 será um ano exigente, em que enfrentaremos novos e difíceis desafios, mas estaremos preparados", declara Christian Klingler, membro para Vendas e Marketing do Conselho da divisão de carros de passeio e do Grupo Volkswagen.
Audi
A Audi igualmente alcançou um novo recorde anual. Em 2012, a companhia vendeu, aproximadamente, 1,45 milhão de veículos premium em todo o mundo, um aumento de 11,7% comparado ao ano anterior. Segundo comunicado em seu site, a montadora da cidade de Ingolstadt ultrapassou sua meta anual de 1,4 milhão de carros comercializados graças ao grande índice de vendas na América do Norte e na Ásia.
“Em 2012, a Audi alcançou seu mais novo recorde em todas as regiões globais, incluindo a Europa. Nós conseguimos reverter a tendência negativa que o mercado estava apresentado e continuamos a crescer, estendendo nossa liderança como a marca mais forte do mercado”, ressalta Luca de Meo, vice-presidente mundial de marketing e vendas da Audi AG.
Bentley
A Bentley teve um crescimento de 22% em suas vendas globais em 2012, totalizando 8,5 mil carros entregues (contra 7 mil em 2011). O resultado, segundo a empresa, mantém a posição da Bentley como a montadora de veículos de luxo líder no mundo.
O presidente da Bentley, Wolfgang Schreiber, afirma que "essa performance forte foi possível graças ao investimento contínuo em novos modelos e ao trabalho duro e ao comprometimento de nossa equipe. Nós esperamos que o mercado de luxo continue desafiador em 2013, mas, com lançamentos significativos de novos modelos, acreditamos que temos potencial para manter o crescimento ao longo do ano".