Acordo entre UE e Mercosul segue travado

No mesmo dia em que a Comissão de Agricultura do Parlamento Europeu classificou como “inaceitáveis” as negociações sobre o acordo entre o Mercosul e a União Europeia (UE), o ministro das Relações Exteriores, Antonio Patriota, afirmou estar confiante sobre uma resolução do tema após conversas com autoridades europeias.


Nesta quarta-feira (26), Patriota se reuniu, em Bruxelas na Bélgica, com a alta representante da União Europeia, Catherine Ashton, e com os presidentes do Conselho e da Comissão Europeia, Herman Van Rompuy e José Manuel Durão Barroso.


Segundo o chanceler, existe um “compromisso político do mais alto nível por parte da UE na direção de concluir (as negociações) de maneira satisfatória durante este exercício”. A reunião também serviu para preparar os temas que estarão na pauta da cúpula Brasil-UE, agendada para outubro na capital belga.


No entanto, a conclusão de um acordo de livre comércio entre os blocos enfrenta resistência por parte dos europeus. Eles são contrários à abertura do mercado para os produtos agrícolas sul-americanos, pois consideram a medida uma ameaça à agricultura local. A guerra cambial e a supervalorização do real também estão sendo discutidas.

© European Union, 2011
© European Union, 2011