Acordos aproximam Alemanha e China

A Alemanha está expandindo seus negócios na China, que é, desde 2002, o segundo maior parceiro do país fora da Europa. A Chanceler Angela Merkel e o primeiro ministro chinês Wen Jiabao assinaram, na semana passada, um comunicado conjunto que descreve, em 28 pontos, as diretrizes para futuras relações entre os dois países. O acordo pretende intensificar a cooperação bilateral por meio de consultas regulares entre os governos parceiros.


Eficiência energética, energias renováveis e proteção ambiental também têm um papel importante nessa parceria. Por esse motivo, o Ministro Federal do Meio Ambiente, Norbert Röttgen, acompanhou a Chanceler em sua viagem. Além dele, personalidades da economia, política e cultura de ambos os países estiveram no Fórum de Diálogo entre Alemanha e China.


Diversos acordos econômicos foram assinados durante o fórum, entre eles, uma joint venture formada pela alemã Daimler e a chinesa Foton Motor, para produzir caminhões pesados e leves.


Na área tecnológica, a companhia alemã contribuirá com sua expertise principalmente nas áreas de motores a diesel e sistemas de exaustão de gases, para que a China alcance sua meta nas emissões de CO2.


A Foton, que entrou no mercado de veículos pesados em 1998 e cresceu rapidamente na área, vai emprestar seu know-how de mercado na China e no resto da Ásia para a parceira alemã. No ano passado, a companhia chinesa vendeu mais de 82,2 mil caminhões de carga pesada.


Energia


A área energética chinesa também recebeu reforços. A Siemens AG, presente na China há mais de 100 anos, aumentou sua quota de participação na Shanghai Electric Power Generation Equipment de 33,7% para 40%.


A joint venture formada pelas duas empresas fornece produtos de geração de energia e soluções para usinas de energia movidas a carvão e gás, bem como para usinas nucleares.


As duas companhias ainda pretendem desenvolver turbinas a vapor e gás para o mercado de energia chinês.


“A demanda por energia na China deverá aumentar, em média, 4% anualmente nas próximas duas décadas. Juntamente com a Shanghai Eletric, nós estamos comprometidos em promover o desenvolvimento sustentável na indústria de energia chinesa”, afirma Wolfgang Dehen, CEO do setor de energia da Siemens.

REGIERUNGonline/Kugler
REGIERUNGonline/Kugler