Alemães estudam parcerias no Piauí


Uma comitiva de empresários alemães visitou o Piauí, na última semana, com a intenção de firmar parcerias nos setores de turismo, construção civil, meio ambiente e saneamento. O grupo formado por Andreas Kirchhof, gerente geral do Grupo Mebcon, Bodo Tiburtius, sócio-administrador da TecBacon, subsidiária da Mebcon, e Gino Leonhard, consultor de Turismo e Infraestrutura da Alemanha, se encontrou com representantes do governo da região e possíveis parceiros para discutir diversos projetos. 



A TecBacon é uma companhia multissetorial e atua com comércio de equipamentos e produtos médicos, bem como nas áreas de transferência de tecnologia e de consultoria e planejamento para projetos da construção civil. Durante a visita ao Piauí, os executivos alemães do Grupo se encontraram primeiramente com a secretária de Estado da Saúde, Lilian Martins, na sexta-feira (3). Objetivo da reunião foi apresentar à representante do Estado uma nova tecnologia usada na construção de edifícios, em especial de hospitais, e que, segundo eles, garante maior rapidez na conclusão das obras com um custo cinco vezes menor, se comparado à construção de hospitais convencionais.



"O projeto se destaca por sua rapidez, podendo reduzir o calendário de conclusão em até 50%. Na edificação do interior, a montagem é independente, aumentando a eficiência do trabalho e evitando danos aos materiais de construção, além de levar ao gestor os registros da quantidade exata de materiais que são necessários para o determinado trabalho”, explicou Gino Leonhard.



A proposta do Grupo é aplicar essa tecnologia na construção do Centro Materno-Infantil e Adolescente, o qual passará por novo processo de licitação e terá suas obras iniciadas ainda no primeiro semestre deste ano.



Na mesma data, os alemães também se reuniram com o secretário estadual de turismo, Sílvio Leite, para conhecer o potencial turístico do Estado, especialmente da região da Serra da Capivara, do litoral e de Teresina.



Segundo Andreas Kirchhof, a companhia pretende expandir para a América Latina os investimentos. “Estamos impressionados com o potencial da Serra da Capivara e precisamos do apoio do Governo para conhecer as regiões interessantes para investimento e as áreas que apresentam demandas”, disse.



Outro projeto de interesse da TecBacon é a implantação de um sistema de saneamento básico para tratamento de águas e esgotos no município de Cajueiro da Praia. Nesse âmbito, um corpo técnico de engenheiros visitou a cidade para realizar um estudo para a instalação da estação de tratamento. Segundo o governo do Estado, a obra deve beneficiar 100% do município e trazer melhorias para os moradores, bem como melhorar a infraestrutura para o turismo nas praias de Barra Grande e Barrinha.

Divulgação / Ascom - Setur
Divulgação / Ascom – Setur