Alemães querem modernizar o Porto de Santos

Uma delegação integrada por 15 empresários alemães, representando empresas de engenharia, infraestrutura e logística de seu país, apresentaram durante um workshop realizado em Santos, na última quarta-feira (20), soluções e tecnologias que poderão ser utilizadas para a modernização do porto daquela cidade.


“Atualmente, Santos movimenta 95 mil toneladas/ano. Estima-se que em 2024 esse volume chegue a 230 mil toneladas/ano, enquanto o número de contêineres passará dos atuais 3 milhões para 10 milhões no mesmo período.” declarou Pedro Brito, Ministro dos Portos, na abertura do evento. “Existe a necessidade de grandes investimentos em infraestrutura e a mudança de toda a logística de acesso ao porto”, afirmou.


Túneis submarinos para transporte de mercadorias; pontes suspensas para o transporte rodoviário; rede ferroviária de alta velocidade conectando o porto com a cidade de São Paulo; uso das vias fluviais para o escoamento dos produtos; abastecimento de energia a partir de fontes renováveis transformando Santos no primeiro porto sustentável do mundo, estas foram alguma das alternativas cogitadas pelos empresários alemães.


Todas se caracterizam por uma visão holística, isto é, o porto integrado ao seu entorno, à cidade de São Paulo e ao interior do País. Junto com a adoção de modernos conceitos de logística, sistemas de gestão, segurança e controle e terminais automatizados, os projetos poderão transformar Santos em um dos maiores portos concentradores de carga (hub-port) do mundo.


“Segundo estudo do Banco Mundial, a Alemanha é o país nº 1 no mundo em questões de logística. Queremos passar nossa experiência de muitos anos para o Brasil”, afirmou Rainer Bomba, Secretário no Ministério do Transporte, Obras e Desenvolvimento Urbano da Alemanha, no evento.


Próximos passos – Ao final do workshop, o Ministro Pedro Brito e Rainer Bomba assinaram a prorrogação de um protocolo de intenções firmado em 2008 e que expiraria em 23 de outubro de 2010. O novo termo prolonga a sua validade por mais 4 anos. “Isto é só uma formalidade”, afirmou Bomba. “Continuaremos a trabalhar da mesma forma como vínhamos fazendo, procurando atender as solicitações feitas tanto pelo governo brasileiro, quanto pelas autoridades portuárias, para encontrar soluções para Santos.”


A previsão é que até o final do ano as empresas alemãs apresentem os seus projetos para análise e avaliação. “Temos esperança de poder realizar alguns deles”, informou Bomba. Se tudo der certo, os primeiros contratos poderão ser assinados em março de 2011, durante a visita que Peter Ramsauer, Ministro dos Transportes, Construção e Desenvolvimento Urbano fará ao Brasil. .

Câmara/Luiz Machado
Câmara/Luiz Machado