Alemanha atinge meta de redução de desemprego

No mês de maio a taxa de desemprego recuou 0,3% na Alemanha, reduzindo o número de pessoas sem um posto de trabalho a pouco mais de 2,9 milhões. Com a queda, o país alcançou, já no primeiro semestre, a meta de reduzir o número de desempregados abaixo da marca dos 3 milhões até o final de 2011.


O bom momento do mercado de trabalho alemão se deve à recuperação econômica do país. No ano passado, as agências de emprego conseguiram uma colocação ou um treinamento para quase um milhão de pessoas, volume 17% maior do que no ano anterior.


De acordo com o Instituto de Pesquisa Econômica de Colônia (IW-Köln), no entanto, nem toda formação profissional garante uma colocação no mercado de trabalho. Segundo a instituição, enquanto 37 linguistas concorrem a uma vaga aberta, apenas 16 biólogos estão à procura de emprego.


O número de historiadores e sociólogos desempregados, 34 e 18 profissionais respectivamente disputando pelo mesmo posto, também é alto quando comparado a profissões da área de engenharia, que já sofrem com a falta de mão de obra.

Divulgação / Arbeitsagentur
Divulgação / Arbeitsagentur