Alemanha: confiança dos consumidores em alta


Os resultados da medição para junho, divulgados em 26 de maio, indicam que as famílias germânicas não estão afetadas por incertezas quanto ao efeito da crise ucraniana no país. Segundo a GfK, o clima do consumidor seria afetado se os preços de energia aumentarem significativamente como resultado das sanções econômicas mais duras a ser impostas à Rússia. Assim, o consumo privado seria reduzido, já que as famílias seriam obrigadas a alocar uma proporção maior de seus orçamentos para gás natural ou óleo de aquecimento.


O índice que avalia as perspectivas de consumo para o mês a seguir ficou em 8,5 pontos, inalterado pelo quarto mês consecutivo. Leituras acima de zero sinalizam crescimento do consumo privado.


Após a estagnação nas expectativas econômicas para os últimos três meses, houve uma melhora notável em maio deste ano. O indicador aumentou significativamente em 6,4 pontos, subindo para 38,5 pontos. No geral, há uma ligeira tendência de alta no clima econômico.


Relatos de um aumento contínuo do emprego e uma queda no número de desempregados registrados abaixo de três milhões reforçaram o otimismo em relação ao desenvolvimento econômico. Estatísticas federais também comprovam um começo de 2014 forte para a economia alemã. De acordo com dados preliminares sobre o produto interno bruto (PIB) do primeiro trimestre deste ano, a economia tem claramente ganhado impulso . O PIB cresceu 0,8% no último trimestre de 2013, com o Escritório Federal de Estatística (Destatis) afirmando que o estímulo positivo deveu-se exclusivamente ao aumento do consumo interno e do investimento.

Em contraste com os consumidores, as empresas, ainda consideram que haja potencial para maiores riscos da crise na Ucrânia e isso se reflete na queda do Índice de Clima de Negócios Ifo em maio.


Quanto à expectativa de renda, os alemães estão otimistas. O emprego continua a aumentar, como indicado no relatório do Instituto Federal de Estatística para o primeiro trimestre, segundo o qual 41,7 milhões foram empregados na Alemanha nos primeiros três meses do ano. Isso marca um aumento de 0,8% nos primeiros três meses de 2013.

O mercado de trabalho estável proporciona maior espaço para aumentos salariais . Pode-se considerar com segurança que os rendimentos vão aumentar em cerca de 3% este ano. A inflação também deve permanecer moderada nos próximos meses, o que significa que os alemães vão notar uma melhora significativa em suas carteiras em termos reais.

SXC
SXC