Alemanha espera comprometimento grego com a UE


A Alemanha saudou a vitória do partido conservador Nova Democracia, cujo líder, Antonis Samaras, comprometeu-se a aplicar “políticas europeias” para garantir o desenvolvimento grego, na eleição parlamentar do último domingo (17) na Grécia. O resultado foi recebido pelo governo alemão com alívio e, na opinião do seu ministro das Finanças, Wolfgang Schäuble, pode ser considerado como um voto pela continuidade das reformas no país.



No entanto, algumas autoridades alemãs expressaram preocupação quanto ao comprometimento grego com os termos acordados com a União Europeia (UE) e o Fundo Monetário Internacional (FMI) para o seu resgate.



A chanceler alemã, Angela Merkel, declarou ser importante que o governo grego que se formará após as eleições cumpra os compromissos assumidos com a UE em matéria de austeridade. "O governo grego tem que cumprir e cumprirá seus compromissos", afirmou Merkel durante congresso regional de seu partido, em Darmstadt, Oeste da Alemanha.



Ainda, o ministro alemão das Relações Exteriores, Guido Westerwelle, reforçou a expectativa de que a Grécia cumpra tais termos e descartou a possibilidade de mudanças substanciais nos acordos assinados entre Atenas e Bruxelas, mas considerou uma flexibilização dos prazos. "A essência das reformas não é negociável", declarou o ministro em entrevista a uma rádio alemã, ressaltando também que, independentemente do governo formado, "ele deverá se comprometer com o que foi acertado com a Europa".  



Westerwelle afirmou ainda que, durante a campanha eleitoral, o tempo para reformas havia sido "perdido" e o impacto disso precisava ser discutido. "Nós estamos prontos para conversar sobre um calendário, ao passo que não podemos ignorar as semanas perdidas e nós não queremos que as pessoas sofram por causa disso", disse.



Segundo notícias na imprensa do país, outros representantes do Bundesregierung, afirmaram, entretanto, que as declarações de Westerwelle não representam a linha do governo e que a base de negociação continua sendo o memorando de entendimento assinado com a Grécia.



Eleições na Grécia



De acordo com os últimos dados oficiais sobre as eleições gregas, o partido Nova Democracia garantiu cerca de 30% dos votos contra cerca 27% do bloco da esquerda radical SYRIZA, que é contra o acordo negociado com os credores internacionais. Com isso, o Pasok deve obter 12,3% e estará em condições de integrar um governo de coligação com os conservadores.



Segundo o líder do partido vencedor, o resultado mostra claramente que os gregos querem continuar na zona do euro. “O povo grego votou hoje pela permanência do país na zona euro e a favor das forças políticas que vão trazer desenvolvimento e emprego”, disse Samaras.

CCommons / EEPaul
CCommons / EEPaul