Alemanha saúda entrada da Croácia na UE

Este 1º de julho marcou a entrada oficial da Croácia na União Europeia (UE). Parte da antiga Iugoslávia até 1991, o jovem país tornou-se o 28º membro do bloco político e econômico, agregando a ele cerca de 4,4 milhões de habitantes e um PIB (Produto Interno Bruto) de € 44 bilhões.

A Croácia se candidatou à União Europeia em 2003, tendo iniciado as negociações em 2005. O objetivo agora, segundo informações do site da UE, é avançar na integração. Espera-se que o país entre para o espaço Schengen – que reúne 30 países europeus e é uma convenção acerca da abertura de fronteiras e da livre circulação de pessoas – em 2015, e que troque a kuna, sua moeda atual, pelo euro assim que alcançar os critérios europeus em termos de inflação, finanças públicas, taxas de juros e estabilidade das taxas de câmbio.

Em um vídeo postado no site do governo alemão, a chanceler Angela Merkel saudou a entrada da Croácia na UE, destacando os grandes esforços de adaptação que o país fez para se tornar membro do bloco: “Eu parabenizo a Croácia por ter trilhado esse caminho junto conosco e fico feliz que nós conseguimos, agora, recebê-la como novo membro”.

Merkel lembrou que o trabalho de adaptação do país não termina neste 1º de julho, e que ainda são necessárias mudanças em termos de segurança jurídica e combate à corrupção, bem como reformas econômicas e no mercado de trabalho. “Porém, isso não vale apenas para o novo membro, mas para todos nós. Porque a Europa vive em um mundo em mudança, temos que mostrar sempre que podemos continuar competitivos e exportar nossos produtos, e com isto criar postos de trabalho em nossos países”, reforçou a chanceler.

Atualmente, cerca de 220 mil croatas vivem na Alemanha, e a entrada do seu país de origem na UE retirará entraves burocráticos e facilitará o dia a dia dessa população, segundo o site do governo alemão.

European Comission
European Comission