Alemanha supera expectativas iniciais para 2012


Apesar do fraco desenvolvimento, a economia alemã, assim como a dos USA e da Ásia, vem dando sinais de recuperação. A Alemanha teve um começo de ano melhor do que o projetado por especialistas no final de 2011, revelou o Instituto de Pesquisa Econômica de Halle (IWH, sigla no idioma alemão). Embora os riscos de uma recessão no país e no mundo não tenham desaparecido totalmente, as chances diminuíram consideravelmente, conclui o IWH.



Pela primeira vez desde setembro passado, em fevereiro a situação do mercado alemão recebeu uma avaliação mais positiva do que no mês precedente. Além disso, o indicador que mede o clima econômico do país se manteve relativamente alto no começo desse ano. No entanto, a produção industrial recuou em relação ao último trimestre de 2011 e o volume de encomendas do setor foi fraco. Ainda sim, a previsão é de um rápido crescimento da produção no decorrer deste e do próximo ano.



O clima de consumo do país também evoluiu e a tendência é de melhora em função do bom desenvolvimento do mercado de trabalho e, consequentemente, do aumento dos salários.



Ainda, segundo o IWH, a previsão para o Produto Interno Bruto (PIB) alemão é de um crescimento de 1,3% em 2012 e 2,2% em 2013. A taxa de desemprego deve continuar caindo, alcançando 6,4% neste ano e 6,1% no ano seguinte, contribuindo assim para uma considerável queda da dívida pública.



O bom desenvolvimento da Alemanha se deve principalmente à ação rápida e focada em resultados da política econômica europeia dos últimos meses, concluiu o IWH.



Segundo a instituição, a política monetária única na zona do euro é ampla para a Alemanha e estimula também a demanda interna. Ainda, a previsão é de crescimento no volume de investimentos no país e uma melhora econômica geral.

SXC
SXC