Analistas de mercado estão mais otimistas

Analistas de mercado da Alemanha estão mais otimistas quanto à conjuntura do país em 2012, revelou uma pesquisa do Centro Europeu de Pesquisas Econômicas (ZEW). O índice ZEW, que avalia as expectativas dos especialistas, subiu de 21,6 pontos negativos no mês anterior para 5,4 pontos positivos em fevereiro, o melhor resultado dos últimos dez meses.

"Do ponto de vista de especialistas econômicos, há boas chances de que a economia alemã apresente uma leve alta na segunda metade do ano", comentou o chefe-executivo do ZEW, Wolfgang Franz. Segundo ele, o desenvolvimento positivo do mercado de trabalho alemão é um dos principais fatores que contribuíram para este resultado, mas a crise europeia ainda é um obstáculo a ser vencido.

"Já que os consumidores não precisam temer por seus empregos em função da baixa taxa de desemprego, a demanda doméstica continuará a crescer, suportando assim o crescimento econômico do país. Entretanto, encontrar uma solução para a crise na zona do euro não deixou de ser uma importante tarefa", ressaltou Franz.

Ainda, a pesquisa mostrou uma melhora do clima econômico atual na opinião de analistas e investidores. Nesse âmbito, o indicador mostrou um aumento de 28,4 pontos para 40,3.

Por causa da crise europeia e do fraco desenvolvimento econômico mundial, a indústria, bem como o governo alemão, aposta na demanda interna para manter a economia do país estável, concluiu a pesquisa.

Creative Commons/ Ken Teegardin
Creative Commons/ Ken Teegardin