Apex-Brasil e CNI terão escritório em Bruxelas

A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) e a Confederação Nacional da Indústria (CNI) irão inaugurar, na próxima quarta-feira (2), um escritório em Bruxelas, com o objetivo de aproximar o Brasil da União Europeia (UE).


A ideia é que ele sirva de base para ações de relacionamento político-econômico junto com instituições e órgãos do bloco europeu, ajudando o País a desenvolver um papel ativo diante de decisões que possam influenciar nas suas exportações.


 Entraves


 Atualmente, um dos principais entraves ao comércio entre Brasil e UE diz respeito às barreiras técnicas, que impõem exigências de especificações de produto e metodologias de controle e rastreabilidade da cadeia produtiva. Com o escritório brasileiro em Bruxelas, espera-se que seja possível diminuir os efeitos das políticas atuais da UE para com os setores industriais brasileiros.


Alexandre Teixeira, presidente da Apex, demonstra otimismo em relação às ações que o escritório poderá desenvolver. “Com este escritório queremos atuar proativamente, reforçando a atuação do Brasil frente às instituições como o Parlamento Europeu e o Conselho da União Europeia, em busca de uma situação mais favorável aos interesses do empresariado e desenvolvendo possibilidades de dinamizar os fluxos de comércio”, explica.


De fato, o escritório vem em boa hora. Após seis anos de suspensão nas negociações entre o Brasil e o bloco, a UE decidiu recentemente retomar o diálogo. Para José Augusto Coelho Fernandes, Diretor Executivo da Unidade de Comércio Exterior da CNI, “o escritório adquire importância imediata com a reabertura das negociações”.

The Council of the European Union
The Council of the European Union