Autoridades discutem parcerias entre Brasil e UE

O ministro das Relações Exteriores brasileiro, Antônio Patriota, se reúne nesta quarta-feira (26), com autoridades da União Europeia (UE) para tratar da continuação do Plano de Ação Conjunto da Parceria Estratégica Brasil-UE, em vigor de 2009 até este ano.


No encontro em Bruxelas, na Bélgica, Patriota conversará com o presidente do Conselho Europeu, Herman Von Rompuy, com a Alta Representante da União Europeia para Relações Exteriores e Política de Segurança, Catherine Ashton, e com o presidente da Comissão Europeia, José Manuel Durão Barroso.


O Plano contém propostas de atuação em áreas como promoção da paz e da segurança; parceria econômica, social e ambiental; cooperação em ciência, tecnologia e inovação; cooperação regional e cooperação triangular em benefício de países em desenvolvimento; intercâmbio nas áreas de educação e cultura; e aproximação das sociedades civis.


A realização da V Cúpula Brasil – União Europeia, em Bruxelas, planejada para o segundo semestre deste ano, e as negociações com vistas a um Acordo de Associação entre o Mercosul e o bloco europeu, também entram na pauta de discussões.


A União Europeia é o maior parceiro comercial brasileiro, com um intercâmbio que ultrapassou US$ 74 bilhões em 2010. Os países membros da UE são responsáveis por quase metade do estoque de investimento externo direto no Brasil.

Agência Brasil/EBC
Agência Brasil/EBC