Banco Mundial faz alerta a países emergentes

Países com baixa e média renda foram responsáveis por 46% do crescimento global em 2010, revelou o relatório “Perspectivas Econômicas Globais” do Banco Mundial (BM). Apesar do robusto crescimento das economias emergentes terem apoiado a produção em países ricos, elas também foram as que mais impulsionaram o aumento da inflação em alguns mercados nacionais e mundiais.


“Países em desenvolvimento continuaram crescendo apesar da tensão remanescente nos países ricos, mas muitos deles estão operando acima de sua capacidade e com o risco de superaquecimento, particularmente na Ásia e América Latina”, alertou Hans Timmer, Diretor de Perspectivas de Desenvolvimento do Banco. O economista também afirmou que a política fiscal e a política cambial desses países têm funcionado, mas terão que “desempenhar um papel maior para conter as pressões inflacionistas”.


Embora haja um crescimento sólido, liderado por economias em desenvolvimento, o BM alerta sobre a possibilidade de um aumento nos preços de alimentos e do petróleo, que adicionado às dificuldades ainda existentes em países desenvolvidos representam riscos para economia global.


Previsão de Crescimento


 O crescimento global deverá continuar forte até 2013, embora num ritmo mais lento. Segundo o banco internacional a economia mundial deverá crescer em 3,2% em 2011, 0,1 ponto percentual a menos que o previsto no último relatório. Já as previsões para 2012 e 2013 continuaram iguais, em 3,6%.


O índice de crescimento esperado para o Brasil é de 4,2% em 2011, menor do que o estimado para a América Latina, de 4,5%. “Depois da forte resposta à crise, o crescimento da América Latina deverá ser mais sustentável neste ano”, diz o relatório. Economias que se recuperaram da crise mais rapidamente, como por exemplo, Brasil e Argentina, terão uma desaceleração mais pronunciada, impulsionada principalmente pelas ações da política para esfriar a demanda doméstica.

SXC
SXC