BASF lança soluções inteligentes para construção

BASFLudwigshafenA BASF está trazendo ao Brasil três novas soluções em aditivos para concreto, que garantem um impacto importante na produtividade, sustentabilidade e, principalmente, na relação custo/benefício das construções: o MasterEase, MasterX-Seed e MasterSure. Os produtos, já usados com sucesso em países da Europa, além de Estados Unidos e México, apresentaram excelentes resultados nos estudos para o cenário brasileiro, considerando os cimentos e agregados locais e as nossas condições climáticas.

O MasterSure é uma nova geração de polímeros que permite a manutenção do slump do concreto, promovendo melhorias significativas na estabilidade da trabalhabilidade do concreto e a redução do desvio padrão das resistências. Elimina a adição de água na obra, além de minimizar a redosagem de superplastificantes. Pode ser usado em qualquer obra e em qualquer tipo de mistura de concreto, inclusive para concretagens em locais de altas temperaturas ou grandes translados. Promove a estabilização de resultados e um importante ganho em custo/benefício.

O aditivo avançado Master X-Seed acelera o endurecimento do concreto na fase inicial da sua cura. É uma solução única, baseada em tecnologia inovadora BASF, que pode duplicar o desempenho da resistência inicial e garante aumento da produtividade, sem afetar as características de performance. Promove também uma significativa redução nos custos globais de produção.

O produto diminui o tempo de desmoldagem, evita a cura a vapor em pré-moldados, permite a substituição de cimentos com alta composição de clínquer por cimentos misturados, garante uma melhora significativa da durabilidade, normalmente prejudicada pela cura a vapor.

Além da redução do consumo de água, o Master X-Seed promove sustentabilidade na obra por reduzir as emissões de CO2 ao evitar o consumo de combustível nas operações de cura a vapor, melhora a eficiência energética com a redução no consumo de eletricidade nas instalações de pré-moldados, e por permitir o uso de materiais cimentícios complementares com reduzidas emissões de CO2 durante a fase de produção. Como um plus, o aditivo possui certificado como inibidor de corrosão para concreto armado.

A outra solução inovadora desenvolvida pela BASF é o MasterEase, um novo polímero superplastificante para concreto de alta viscosidade. Ele melhora as propriedades reológicas de concreto de alto desempenho, facilitando significativamente seu bombeamento, aplicação e acabamento. Economiza tempo e custos em cada projeto de construção.

Com esta tecnologia, a viscosidade plástica pode ser reduzida em até 30%, o que diminui substancialmente a pressão de bombeamento necessária no canteiro de obras. Além de permitir o bombeamento em maior volume, reduz custos com as paradas e manutenção da bomba.

O MasterEase pode ser usado com outros produtos do portfólio Master Builders Solutions para fornecer soluções otimizadas para projetos desafiadores na indústria da construção. Por exemplo, pode ser combinado com a tecnologia MasterSure para manter a manutenção de abatimento, e excelente reologia do concreto mesmo sob condições desafiadoras, durante períodos de tempo prolongados.

A nova tecnologia é particularmente adequada para misturas de concreto que são otimizadas para propriedades avançadas de engenharia e sustentabilidade: concreto de alta resistência com baixas proporções de água / cimento, bem como misturas com altos níveis de materiais secundários de cimento, que reduzem a pegada de CO2. São também mais fáceis de produzir e aplicar.

Todas essas novas tecnologias estão em sintonia com o diferenciado trabalho de Tailor Made da BASF, que desenvolve, em parceria com o cliente, o melhor produto para atender às suas necessidades, tais como a redução de custos, aumento de performance e economia de recursos, entre outras possibilidades.

Além desses produtos, a Master Builders Solutions, reúne uma gama completa de soluções construção, incluindo impermeabilização, selantes, tecnologia para reparo, recuperação e proteção de estruturas, construção subterrânea, grautes e revestimentos de alto desempenho. São produtos e serviços que aliam tradição de mais de um século de atuação no segmento da construção e inovação para atender as demandas ligadas à qualidade, eficiência e sustentabilidade.

Foto: Divulgação BASF