BC Europeu reduz juros a níveis sem precedentes

O Banco Central Europeu (BCE) anunciou hoje (5) a redução de sua taxa básica de juros ao menor nível histórico, passando de 1%, valor estipulado em dezembro de 2011, para 0,75%.

A medida tem como objetivo minimizar os impactos da estagnação econômica e representa um apoio às iniciativas acordadas na semana passada pelos líderes europeus para enfrentar a crise. Ainda, é um sinal aos mercados de que o BCE continua determinado em estimular o aquecimento da economia do bloco, fazendo com que os bancos não estacionem seu dinheiro na instituição e reavivando a concessão de créditos.

A taxa de depósito, paga pelos depósitos dos bancos comerciais feitos no Banco Central Europeu, também foi reduzida de 0,25% para zero e a taxa de refinanciamento (o juro cobrado pelos bancos em operações interbancárias) sofreu um corte de 25 pontos base, ficando em 1,5%.

De acordo com o presidente do BCE, Mario Draghi, a decisão foi adotada por unanimidade pela direção da instituição. Draghi declarou também que só foi possível a redução das taxas graças à diminuição das pressões inflacionárias na zona do euro nos últimos meses, e que o BCE não teme um aumento dos preços ao suavizar as condições de crédito.

Na Grã-Bretanha, estado-membro da União Europeia que não participa da zona do euro, o Banco da Inglaterra (BoE) decidiu manter sua taxa básica em 0,5%, também o mínimo histórico da instituição, vigente desde março de 2009. Além disso, o banco anunciou que injetará mais £50 bilhões na economia britânica.

Creative Commons
Creative Commons