A Bertelsmann, companhia internacional de mídia, serviços e educação, continua investindo em suas regiões de crescimento estratégicas: Brasil, China e Índia, países que fazem parte do BICS. O portfólio da companhia, que nos últimos meses tem se concentrado cada vez mais nos negócios em expansão, será ampliado. Além de continuar com o desenvolvimento das atividades já existentes, o principal foco da companhia será investimentos em conteúdo para mídia e no setor educacional.
A companhia possui participações em mais de 70 startups nesses três países por meio da sua rede de fundos. Durante o primeiro semestre de 2016, o Bertelsmann Asia investments (BAI) contribuiu de forma significativa para o lucro líquido do grupo, com ganhos de venda de ativos no valor de 55 milhões de euros. Recentemente, a companhia intensificou os investimentos em negócios de alto crescimento, incluindo o líder no mercado de treinamento corporativo Affero Lab, o provedor de serviços financeiros Intervalor, no Brasil, e YoBoHo, fornecedora de conteúdo de vídeo digital para crianças, na Índia. Além disso, um ano após sua entrada no mercado na China, a subsidiária de música BMG se expandiu para o Brasil. Enquanto isso, a Berteslmann distanciou-se de empresas em queda. Em consequência, a proporção de empresas de rápido crescimento no Brasil, Índia e China aumentou acentuadamente, enquanto a parcela dos negócios em baixa teve redução significativa.
“Como investidores de longo prazo, acreditamos no potencial de nossos investimentos no Brasil, Índia e China. A expansão regional é uma de nossas quatro prioridades estratégicas. Nos últimos anos, focamos nossas atividades nos três países do BICS, principalmente em negócios em crescimento, e agora temos uma configuração que garante que nossos negócios contribuam significativamente para o crescimento global do grupo nos próximos anos por meio de mais investimentos, cada vez mais em cooperação com parceiros locais”, afirma Thomas Rabe, presidente e CEO da empresa. “A Bertelsmann quer ser o parceiro de escolha para empresas e pessoas criativas que querem se expandir no Brasil, Índia e China com seus negócios e ideias. Nossa rede de fundos globalmente única mostra o quão bem-sucedido já estamos: nos últimos anos, investimos diretamente em mais de 70 startups nos países do BICS, alguns dos quais já estão avaliados em mais de um bilhão”, conclui.
Para Shobhna Mohn, vice-presidente executiva para as Regiões de Crescimento da Bertelsmann, “hoje a companhia é muito mais visível, de rápido crescimento e mais digital no Brasil, Índia e China, e se consolidou como um parceiro de confiança. Continuaremos neste curso, investindo na construção de nosso core business e expandindo novas atividades” comenta. “O desenvolvimento demográfico, a crescente classe média e a ascensão do poder aquisitivo nos três países estão aumentando a demanda por mídia digital, serviços e educação. Com isso, vemos boas condições de longo prazo para o progresso e expansão estratégica e contínua”.
A Bertelsmann possui negócios em várias indústrias nestes países e emprega cerca de 6 mil pessoas. Um dos focos das atividades nos BICS é o investimento em startups inovadoras. Desde o início do ano, essas empresas foram integradas à divisão de investimentos da companhia. No Brasil, os investimentos são focados no campo do Ensino Superior e Educação On-line; No País, por exemplo, a Bertelsmann detém ações na Medcel, fornecedora de cursos para estudantes de medicina. A Bertelsmann Asia Investments (BAI) investiu em cerca de 60 empresas digitais na China, incluindo a rede de moda social líder no mercado Meili e o aplicativo fitness Keep. Desde o início do fundo, a BAI gerou aproximadamente US$ 194 milhões de desinvestimentos, contribuindo significativamente para o lucro líquido do grupo. Na Índia, a empresa tem investido em empresas como Pepperfry, o principal mercado on-line de móveis, no serviço de streaming Saavn e no provedor de serviços universitários iNurture, criando opções estratégicas para o estabelecimento de modelos de negócios digitais no país.
Ao mesmo tempo, as divisões da Bertelsmann têm operações bem-sucedidas no Brasil, Índia e China. A FremantleMedia faz parte da RTL Group, que desenvolve versões regionais de formatos bem-sucedidos como “Idol” e “Got Talent” nos três países. A Penguin Random House é a maior editora de língua inglesa da Índia e líder de mercado na América Latina. A Arvato oferece serviços internacionais e locais nos três países em gestão de relacionamento com clientes (CRM) e gerenciamento de cadeia de suprimentos (SCM). A BMG e o Bertelsmann Education Group, duas das plataformas de crescimento do grupo, estão expandindo sucessivamente as suas atividades no Brasil, Índia e China.
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