A expansão dos negócios digitais continua rendendo frutos para a Bertelsmann: no exercício de 2017, a empresa internacional de mídia, serviços e educação registrou aumento no faturamento, o maior crescimento orgânico em cinco anos, resultado operacional recordista e nova evolução nos resultados do grupo. Entre as conquistas estratégicas da Bertelsmann em 2017, houve entre outros, o aumento da participação no maior grupo editorial do mundo, a Penguin Random House, para a maioria de três quartos. Desta forma, a empresa detém participaçöes majoritárias de 75% e 100% em todas as suas áreas corporativas.
No período reportado, a Bertelsmann registrou aumento de 1,4% no faturamento para 17,2 bilhões de euros (ano anterior: 17 bilhões de euros). Exerceram grande influência para isso o RTL Group, a empresa de música BMG, que pela primeira vez faturou mais de 500 milhões de euros, a subsidiária de serviços Arvato bem como as atividades educacionais reunidas no Bertelsmann Education Group. O crescimento orgânico do grupo atingiu 1,7%; os negócios em crescimento acrescentaram organicamente 5%, respondendo por 32% do faturamento total; o volume de faturamento das atividades digitais subiu para 46%.
Com 2,64 bilhões de euros, o EBITDA operacional superou novamente em 2,6% o valor recorde do ano anterior (2,57 bilhões de euros). Especialmente positivos foram os desenvolvimentos do RTL Group, Gruner + Jahr, da BMG e do Bertelsmann Education Group. A margem de EBITDA subiu para 15,3% (ano anterior: 15,2%).
Os resultados do grupo também ultrapassaram o patamar do ano anterior e aumentaram para cerca de 1,2 bilhão de euros (ano anterior: 1,1 bilhão de euros). A evolução positiva deveu-se à elevação do resultado operacional bem como itens extraordinários menores do que em 2016.
Thomas Rabe, presidente da Bertelsmann, afirma: “Hoje a Bertelsmann apresenta forte crescimento e rentabilidade como não víamos há anos; estamos crescendo por esforço próprio. Nossos negócios digitais e em crescimento, nos quais investimos 4,6 bilhões de euros nos últimos anos, foram motores dessa evolução. Nossos números para 2017 evidenciam mais uma vez que essa expansão do grupo está rendendo frutos. Quase metade do nosso faturamento vem dos negócios digitais, com tendência de aumento. A empresa torna-se cada mais digital, internacional e diversificada, com forte crescimento. Levaremos essa tendência adiante nos próximos anos com outros investimentos bem como crescimento orgânico fortalecido.”
A participação das atividades digitais no faturamento da Bertelsmann subiu para 46% em 2017 (2011: 30%). Para isso contribuíram, entre outros, os negócios digitais em crescimento do RTL Group e da Gruner + Jahr, os serviços da Arvato para grupos de alta tecnologia e ainda a BMG e as atividades educacionais digitais da Bertelsmann. O volume de faturamento do setor digital voltou a subir em todas as categorias de lucro, seja em publicidade digital, produtos, divulgação, distribuição ou clientes. Nos próximos anos, a parcela digital do faturamento do grupo deve ultrapassar os 50%.
A Bertelsmann também ampliou sua presença internacional nos últimos anos: em 2017, a empresa registrou 27% do seu faturamento fora da Europa (2011: 20%). Nessas regiões, o faturamento da Bertelsmann aumentou mais de 50% desde 2011. O foco da expansão regional da Bertelsmann recai sobre Brasil, China e Índia e também sobre os EUA, que hoje já representam o segundo maior mercado do grupo.
Regiões de crescimento: Por meio dos seus quatro fundos Bertelsmann Asia Investments (BAI), Bertelsmann Brazil Investments (BBI), Bertelsmann India Investments (BII) e Bertelsmann Digital Media Investments (BDMI), o grupo realizou mais de 40 novos investimentos e diversos investimentos adicionais em jovens empresas. No mundo todo, a Bertelsmann agora detém mais de 160 participações por intermédio dos seus fundos. As outras áreas do grupo também ampliaram suas atividades nas regiões em crescimento: a Arvato aumentou suas participações no Brasil na empresa de serviços financeiros Intervalor e a Relias expandiu seu portfólio na China.