O Brasil é hoje o 2º maior produtor mundial de biodiesel, com um volume de 2,67 bilhões de litros gerados em 2011 – contra 700 mil litros em 2005, quando a produção nacional teve início.
Os dados constam de um estudo desenvolvido pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe), sob encomenda da Associação dos Produtores de Biodiesel do Brasil (Aprobio), que analisa os impactos do insumo na economia brasileira.
Um dos efeitos negativos do biodiesel comumente apontado é o aumento da inflação, devido ao maior preço do insumo em relação ao diesel mineral. Os resultados da pesquisa confirmam esse prognóstico: quando comparado ao diesel mineral produzido pela Petrobras, o biodiesel gerou um impacto de 0,037 pontos percentuais na inflação em 2011, número que cai para 0,034 pontos percentuais na comparação com o diesel importado (mais caro que o nacional).
A Fipe aponta, no entanto, que o biodiesel gerou, em 2011, um aumento no PIB de R$ 7,16 bilhões, mesmo considerando-se os efeitos negativos na inflação. O impacto no PIB de 2008 a 2011 chega a R$ 12 bilhões, com a criação, ainda, de 86 mil empregos diretos e indiretos. Nesse mesmo período, o biodiesel permitiu a economia de R$ 11,5 bilhões em importação de diesel mineral no saldo da balança de pagamentos do País. Some-se a isso o fato de que a aplicação do teor médio de 3,86% de biodiesel no diesel, nos quatro anos, permitiu a redução da geração dos gases de efeito estufa em 11,8 metros cúbicos de CO2 equivalente.
“A adição do biodiesel ao óleo mineral (ODM) provoca um pequeno efeito inflacionário, cujo impacto negativo é muito inferior aos benefícios inerentes à consolidação desta nova cadeia produtiva, tendo em vista o aumento da atividade econômica do País e no total de pessoas empregadas na economia”, ressalta a Fipe.
O estudo defende que o efeito inflacionário provocado pelo combustível verde pode diminuir se o ganho de escala da indústria reduzir o preço do biodiesel, ao mesmo tempo em que é esperada a elevação futura do preço do ODM dada a redução das reservas de petróleo; e se a política nacional de preços do ODM aproximar-se aos preços praticados no mercado internacional, com consequente aumento da competitividade do biodiesel.
A pesquisa destaca, ainda, que, caso haja a aplicação de um teor de 20% de biodiesel no diesel mineral (B20), comparado com um cenário sem biodiesel, haverá um aumento do PIB de R$ 49,05 bilhões, em valores de 2011, e o aumento do total de postos de trabalho para 460 mil.