O BMW Group alcançou pelo sexto ano seguido resultados recordes em 2015, alcançando número inéditos de volume de vendas, receitas e lucratividade, apesar do ambiente de mercado instável. “Nós alcançamos todas as nossas ambiciosas metas para o ano financeiro”, comentou Harald Krüger, presidente do Conselho de Administração da BMW AG, em Munique.
Rentabilidade do segmento de automóveis dentro da meta
A receita do segmento de automóveis cresceu 13,8% no período atingindo € 85,53 bilhões (2014: € 75,17 bilhões), o que se deve principalmente à boa performance do volume de vendas, novos modelos e condições cambiais favoráveis. O EBIT subiu 8,2% atingindo € 7,83 bilhões (2014: € 7,20 bilhões). A margem EBIT foi de 9,2% (2014: 9,6%) estando assim na maior metade da meta esperada (entre 8 e 10%). O lucro antes dos impostos do segmento (EBT) aumentou 9,3% atingindo um novo patamar de € 7,52 bilhões (2014: € 6,88 bilhões).
A marca BMW manteve sua posição no setor premium em 2015, atingindo um novo recorde de número de volume de vendas. As entregas para clientes foram 5,2% maiores, alcançando 1.905.234 unidades (2014: 1.811.719 unidades), com performances excelentes dos modelos BMW Série 2, BMW Série 4 e da família BMW X. Um crescimento maior é esperado para o ano atual, especialmente por conta dos novos modelos BMW Série 7 e BMW X1.
Em paralelo a sua estratégia de conseguir uma distribuição equilibrada de vendas mundiais, o BMW Group marcou um crescimento do volume de vendas em todas as suas principais regiões de vendas. Os quatro maiores mercados de vendas do BMW Group no ano passado foram a China, os EUA, a Alemanha e a Grã-Bretanha.
As vendas dos veículos do BMW Group na Europa em 2015 excederam a marca de um milhão de unidades pela primeira vez, com um total de 1.000.427 unidades (2014: 914.587 unidades; +9,4%) entregues para os clientes. O volume de vendas foi 5% maior na Alemanha – 286.098 unidades (2014: 272.345 unidades) e 12,6% maior na Grã-Bretanha – 230.982 unidades (2014: 205.071 unidades).
O passo de crescimento na Ásia diminuiu em 2015 como resultado da normalização contínua do mercado chinês. O BMW Group vendeu 685.792 unidades (2014: 658.384 unidades) nessa região, 4,2% mais que o ano anterior, incluindo as vendas no continente chinês, que cresceram 1,6% atingindo 464.086 unidades (2014: 456.732 unidades).
O BMW Group também aumentou o volume de vendas nas Américas em 2,8%, com o número dos veículos vendidos de 495.897 unidades (2014: 482.257 unidades), incluindo 405.715 unidades (2014: 396.961 unidades) vendidas no EUA (+2,2%).
Aumento significativo nos lucros do segmento de motocicletas
Os rendimentos do setor de motocicletas cresceram 18,5% em anos sucessivos, alcançando €1,99 bilhão (2014: € 1,67 bilhão). O EBIT melhorou em 62,5% para € 182 milhões (2014: € 112 milhões), enquanto a lucratividade avançou 67,3% para € 179 milhões (2014: € 107 milhões). O volume de vendas aumentou 10,9% para 136.963 unidades (2014: 123.495 unidades), aumentando assim o desempenho no mercado como um todo. Os cinco maiores mercados da BMW Motorrad foram a Alemanha, os EUA, a França, a Itália e a Espanha.
Meta 2016
A tendência mundial de crescimento do volume de vendas é prevista para continuar em 2016 considerando o grande portfólio de modelos atrativos do BMW Group, renovado recentemente com o novo BMW Série 7. “Temos novamente como meta alcançar um novo recorde de volume de vendas em 2016, esperando que as vendas cresçam um pouco em comparação ao ano anterior”, disse Krüger. Também se espera que o ambiente político e econômico global continue instável.
Foto: Divulgação BMW