Brasil atrai mais profissionais estrangeiros

Cerca de 22 mil profissionais estrangeiros receberam autorização para exercer atividades remuneradas no Brasil no primeiro semestre de 2010. Desses, 20.760 pretendem ficar no País temporariamente, enquanto 1.428 vieram para ficar.


Os dados, divulgados pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), são um reflexo do momento de crescimento econômico. Segundo Paulo Sérgio de Almeida, presidente do Conselho Nacional de Imigração, a vinda de tantos trabalhadores estrangeiros está ligada ao aquecimento dos investimentos, “seja pela aquisição de máquinas e equipamentos importados, (…) seja pela vinda de embarcações e plataformas estrangeiras para exploração de petróleo”, que gradativamente vão substituindo a tripulação por mão de obra brasileira.


Pré-sal


Com o início da exploração e extração do petróleo do pré-sal cada vez mais próximo, muitas empresas estrangeiras planejam investimentos no setor. A alemã BASF, por exemplo, analisa oportunidades no segmento.


A empresa já detém tecnologia de exploração em águas profundas em outros países e a produção no Brasil é uma possibilidade em estudo. Só nos primeiros meses deste ano, a consultoria americana Robert Half, uma das líderes em recrutamento especializado, mediou a vinda de cerca de 100 profissionais que trabalharão em atividades relacionadas à exploração de petróleo.


Segundo o especialista em engenharia Fabio D’Ave, consultor da Robert Half, as áreas que mais requisitaram profissionais foram as de geração de energia térmica, siderurgia e óleo e gás. D’Avila aponta que a necessidade de contratar profissionais estrangeiros está ligada ao ritmo acelerado da demanda do setor.


“O Brasil não dispõe e também não produz mão de obra qualificada na velocidade necessária para suprir a demanda existência. Outra carência dos brasileiros é em relação à língua inglesa, idioma oficial na maioria das atividades que demandam profissionais qualificados”, explica.

SXC
SXC