Brasil e Alemanha discutem cooperação agrícola


O papel do Brasil no fornecimento de alimentos para o mundo foi destacado pela ministra da Alimentação, Agricultura e Proteção ao Consumidor da Alemanha, Ilse Aigner, durante encontro com o ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento do Brasil, Mendes Ribeiro Filho, na manhã de hoje (27), em Brasília. “A segurança alimentar é um dos problemas centrais do mundo atual e certamente terá ainda mais destaque nos próximos anos. O Brasil desempenha a função de ‘farol’ na política agrícola internacional”, acredita Ilse Aigner.



A ministra, juntamente com uma delegação de assessores da pasta da Agricultura e de deputados federais, iniciou viagem oficial ao Brasil no domingo (26), passando por Brasília nesta segunda-feira e por Porto Alegre na terça (28) e na quarta-feira (29), de onde parte para Buenos Aires.

Durante a reunião desta manhã, Mendes Ribeiro enfatizou que, embora o Brasil tenha aumentado constantemente a produção de alimentos, os desafios ainda são grandes. “Temos trabalhado com a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), o que é fundamental para que a produção cresça. Essa é uma atribuição de todos nós. Por isso, é importante mantermos relação estreita com a Alemanha. Quanto mais entrosados estivermos, mais poderemos fazer”, afirmou.

Um dos objetivos da visita da ministra alemã ao Brasil é fortalecer relações na área do cooperativismo, com atenção especial para uma política de evitar desperdícios de alimentos pós-colheita. Devem ser firmados projetos de cooperação trilateral, envolvendo Brasil, Alemanha e países africanos, como a promoção do cooperativismo no Quênia. Na quarta-feira (29), a delegação vinda da Europa visitará cooperativas no Rio Grande do Sul e dará início ao trabalho. “Agir nesse sentido, junto à Alemanha, é fundamental. Ações casadas entre os países podem ter resultados imediatos. Isso é muito importante para a segurança alimentar do mundo todo”, frisou Mendes Ribeiro.

O intercâmbio de pesquisadores na área da agricultura é outro ponto de interesse da Alemanha. Do lado brasileiro, a iniciativa já começou a ser operacionalizada com a instalação de um laboratório virtual no país europeu. “Dez por cento do orçamento do meu ministério é investido em pesquisa. Queremos dar mais alguns passos para incrementar a relação com pesquisadores brasileiros”, afirmou Ilse Aigner. 

As exportações de produtos agropecuários para a Alemanha somaram US$ 3,5 bilhões em 2011, e a importação de produtos do país europeu fechou em US$ 414,1 milhões. O café é um dos principais produtos que favorecem o resultado positivo da balança comercial para o Brasil.

Convites

O Brasil foi convidado para participar novamente do Foro Global para a Alimentação e a Agricultura, que será em Berlim, em janeiro de 2013. O tema principal serão os investimentos na agricultura, particularmente no financiamento privado de pequenos agricultores, com busca por interação entre setor público e privado dos diversos países.

A ministra Ilse Aigner também reforçou o convite para que o Brasil seja o país-âncora da maior feira de alimentos e bebidas do mundo, a Anuga, em outubro de 2013.

fishhawk
fishhawk