Brasil e Alemanha firmam acordo de cooperação

Brasil e Alemanha assinaram na última semana, em Berlim, um acordo para expandir a cooperação nas áreas de segurança de alimentos e de saúde animal e vegetal. O documento, assinado por Inácio Kroetz, Secretário de Defesa Agropecuária do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento do Brasil, e Gerd Müller, Secretário de Estado Parlamentar do Ministério da Nutrição, Agricultura e Defesa do Consumidor da Alemanha, tem validade de cinco anos, com renovação automática por mais cinco anos.


Com o objetivo de facilitar o comércio bilateral de produtos agrícolas e expandir a base para uma cooperação mais intensa entre Brasil e Alemanha, o acordo aborda os princípios para o comércio, as obrigações e os direitos de cada país. Além disso, trata de questões envolvendo os possíveis problemas, como pragas, por exemplo, na segurança dos alimentos comercializados entre as duas nações. “Brasil e Alemanha são parceiros confiáveis e altamente interessados no desenvolvimento de sua cooperação“, disse Gerd Müller.


O país, que é um dos maiores fornecedores de commodities agrícolas, especialmente soja e carne, para a Alemanha, oferece diversas possibilidades para produtos alemães.


O mercado em crescimento e o aumento da renda da população brasileira indicam pontos de abertura para que as exportações agrícolas da Alemanha cresçam além dos 14% apresentados no primeiro semestre de 2009.


Já para Inácio Kroetz, o Brasil certamente ganhará no que se refere à defesa agropecuária animal e vegetal. “Os alemães tem um serviço veterinário de referência para outras nações, com uma estrutura que garante alimentos seguros. A parceria vai contribuir para que o serviço brasileiro encontre soluções de aprimoramento do sistema de certificação, além de aumentar a credibilidade do nosso trabalho“, destacou.

SXC
SXC