Brasil investirá US$ 224 bi no pré-sal até 2014

O Brasil deverá investir US$ 224 bilhões na exploração do petróleo no pré-sal até 2014, declarou nesta quarta-feira (18) o ministro de Minas e Energia, Márcio Zimmermann, durante o 1º Seminário Brasileiro do Pré-Sal, em Brasília. Segundo Zimmermann, a meta é que o Brasil produza 5 milhões de barris provenientes do pré-sal por mês. Atualmente, segundo dados da Petrobrás, o País produz aproximadamente 1,9 milhão de barris por dia.


Zimmerman afirmou durante o evento que os papéis dos órgãos envolvidos na exploração do petróleo só serão definidos após o marco regulatório. Para Beto Vasconcelos, chefe de Assuntos Jurídicos da Casa Civil, o projeto que falta para compor o marco regulatório só deverá ser aprovado após as eleições para a presidência.


Benefícios


 De acordo com Vasconcelos, a sociedade também será beneficiada com a exploração do pré-sal. “Antes tínhamos o modelo de alto risco e baixo rendimento. No pré-sal será o contrário. Por isso é necessário regras para que a sociedade possa se apropriar da renda gerada por esse modelo. Isso é fundamental para reverter à sociedade os benefícios”, afirmou.


O 1º Seminário Brasileiro do Pré-Sal acontece até sexta-feira (20) em Brasília e servirá como palco para o debate do novo marco regulatório de exploração do petróleo.

Petrobras
Petrobras