Brasil lidera mercado consumidor de biodiesel


Segundo estimativas da Associação dos Produtores de Biodiesel do Brasil (Aprobio), divulgadas nessa semana, o Brasil será em 2011, o maior mercado consumidor de biodiesel combustível.



Com uma demanda em torno dos 2,8 bilhões de litros no ano, o País deverá ocupar a primeira posição no mercado consumidor, ultrapassando a Alemanha (2,6 bilhões). Devido o recuo da atividade econômica em toda a Europa, a Alemanha reduziu o seu consumo em 200 milhões de litros no primeiro semestre deste ano.



De acordo com as projeções da Aprobio, a produção brasileira deve superar os 2,6 bilhões de litros em dezembro. Ainda, a Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) informou que, até setembro deste ano, foram produzidos 1,7 bilhão de litros, o que representa um crescimento de 9% em relação ao mesmo período do ano anterior.



A Alemanha também deverá perder a posição de maior produtor, mas para a Argentina. A produção do país sul-americano deverá saltar de 2,1 bilhões para 3,2 bilhões de litros.



Na opinião de Erasmo Battistella, presidente da Aprobio, o Brasil tem "capacidade ociosa" de produção, mas não consegue se tornar o maior produtor. Principal explicação para esse fato, segundo ele, está na mistura autorizada de biodiesel ao diesel, que é de apenas 5% e, assim, "encolhe o mercado doméstico brasileiro".



Exigências do setor



Para o presidente da Aprobio, o governo brasileiro precisa adotar um novo plano nacional para o produto renovável, visando um aumento gradativo do biodiesel na mistura final do combustível, que poderia chegar em 20% e gerar investimentos do setor de cerca R$ 28 bilhões até 2020.



"O setor já está maduro e em condições de atender um aumento de demanda, pois estamos trabalhando com 50% de capacidade ociosa", afirmou ele. Além disso, o executivo ressaltou a necessidade de uma sinalização do governo para planejamento do investimento e também a adoção de uma política de exportação, com redução de impostos e uma política para estimular novas fontes de matéria-prima. Atualmente, 85% da produção é feita a partir da soja.



O País tem hoje 63 indústrias de biodiesel. De 2005 a 2010, o setor investiu R$ 4 bilhões em tecnologia e capacitação, atingindo neste ano, a capacidade de processar 6,1 bilhões de litros. No período foram gerados 1,3 milhões de empregos em toda a cadeia produtiva, desde a lavoura até o posto de abastecimento.

SXC
SXC