Brasil quer estimular investimentos em portos


Na segunda quinzena de outubro, o governo brasileiro deve lançar um programa de concessões para que o setor privado invista na construção de portos e melhoria da infraestrutura já existente no segmento. Segundo o presidente da Empresa de Planejamento e Logística (EPL), Bernardo Figueiredo, o objetivo é reduzir em cerca de 30% o custo do escoamento dos produtos para baratear as exportações.



De acordo com Figueiredo, estudos indicam que o setor necessita hoje de recursos entre R$ 30 bilhões e R$ 40 bilhões. Um dos novos terminais será construído na região de Ilhéus, no sul da Bahia, em conexão com o eixo da ferrovia que ligará o oeste baiano ao sul do estado. Está prevista também a construção de um terminal no Rio Amazonas, em Manaus, para atender o Norte do país, informou Figueiredo, durante o encontro Infraestrutura de Transportes, Logística e Mobilidade Urbana no Brasil, promovido pelo Instituto Brasileiro de Economia (Ibre) da Fundação Getulio Vargas (FGV).



Quanto a melhorias nos terminais já existentes, o objetivo é ampliar os estabelecimentos para que possam receber mais navios e embarcações com maior capacidade e obter ganho de escala. Além disso, está prevista a construção de armazéns ao lado dos cais, para estocagem de produtos, de modo a evitar os gastos no transporte entre áreas que, atualmente, ficam distantes.



“Os novos terminais, sempre que possível, serão construídos com essas características, já disponíveis lá fora entre nossos concorrentes. Se vamos disputar o mercado internacional, temos que ter custo parecido com os deles”, ressaltou Bernardo Figueiredo, que defendeu também investimentos em eclusas através de Parcerias Público Privadas (PPPs).



Para ele, o Brasil tem ainda um desafio a ser vencido: reduzir o tempo entre a decisão de um empreendimento e a execução de fato, que hoje chega a demorar até dois anos. Além de procurar diminuir esse prazo, o presidente da EPL disse que a política do setor busca a maior transparência possível nos projetos portuários que estão em andamento no âmbito do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC).



Com informações da Agência Brasil

CCommons/Bert van Djik
CCommons/Bert van Djik