Brasileiro está otimista com a economia do País

Uma pesquisa realizada pela GfK com 1.000 consumidores mostra que o brasileiro está mais confiante em relação ao futuro do País. Os indicadores utilizados no estudo têm como referência o valor 100 e, quanto mais acima deste número estiver o resultado, maior o grau de otimismo.


Em julho deste ano o índice alcançou 104 pontos – 11 acima da medição de maio. O valor é o segundo maior já obtido por essa pesquisa – o recorde de 106 pontos foi atingido em setembro de 2009. O estudo também revelou que os homens estão mais otimistas que as mulheres.



Cerca de 53% deles acreditam em um período de contínua melhoria, contra apenas 43% das mulheres. Os integrantes das classes C e B foram os que mais apresentaram expectativas positivas (47% e 50%, respectivamente).


Segundo Mario Mattos, Diretor Executivo da Área de Ad Hoc da GfK, os bons resultados estão relacionados a perspectiva de um bem estar duradouro.


“Os momentos de desenvolvimento do Brasil sempre foram vistos com desconfiança. (…) Agora, pela continuidade do período de estabilidade, o brasileiro está mais confiante que o momento atual tende a se prolongar”, afirmou.

Ajchurchill/ Dreamstime
Ajchurchill/ Dreamstime