BRICs devem superar zona do euro até 2015


Os BRICs terão maior peso na economia global do que os países da zona do euro até 2015, aponta um estudo realizado pelo Instituto de Economia alemã de Colônia (IW Köln). O grupo formado por Brasil, Rússia, Índia e, principalmente, China será responsável por 30% da produção global nos próximos anos, enquanto os países europeus ficarão com 13% dessa fatia.



Entre 2002 e 2010, a participação das importações de bens de consumo dos BRICs na economia mundial passou de 12% para 21%. Esse aquecimento econômico tem estimulado as exportações europeias e, em especial, da Alemanha.  A economia alemã se beneficiou fortemente da demanda por parte dos emergentes nos setores químico, eletroeletrônico, de máquinas e equipamentos.



Por outro lado, o estudo revela que Estados Unidos e França, tradicionais destinos das exportações alemãs, vêm reduzindo sua importância. As vendas da Alemanha para os EUA caíram 5,4% entre 2005 e 2010.



No mesmo período, o volume total das exportações para os BRICs praticamente dobrou. No ano passado, o país exportou € 100 bilhões para os países do grupo, enquanto as vendas para os EUA somaram € 66 bilhões.



Conforme o Instituto, as oportunidades de crescimento nos países do BRIC estão longe de se esgotarem e o mercado alemão deve continuar a se mover na direção dessas economias emergentes.

Reprodução
Reprodução