Há 135 anos no mercado, a Cia. Hering é uma empresa voltada ao setor de Moda Casual do País. A companhia atua em todo no Brasil com cinco marcas – Hering, Hering Kids, PUC, Hering for you e Dzarm – que incluem toda a linha de vestuário e acessórios de moda e básicos para os públicos feminino, masculino e infantil. Tem, ainda, uma rede de distribuição que abrange lojas próprias, franquias, webstores e varejo multimarcas.
Em 2013, prevendo um crescimento constante das vendas online, a empresa decidiu investir em uma nova plataforma tecnológica para expandir e inovar suas vendas pela Internet. “Uma de nossas principais metas era otimizar as interações com os consumidores do canal e-commerce de redes e dispositivos móveis, sincronizando todas as nossas marcas em único canal de vendas on-line”, destaca Sandro Bertotti, gerente de Tecnologia de Informação e Telecom da empresa.
Com a SAP Hybris, a Cia. Hering também pôde unificar seu catálogo de produtos para gerenciar de forma ainda mais eficiente suas demandas, proporcionar facilidades no pagamento – como quitação pelo valor total ou separadamente por marcas.
O kick off do projeto ocorreu no começo de 2014, com a implementação a cargo das parceiras especializadas da SAP, Resource e FH, e da Elo Digital, e a participação de colaboradores da companhia, totalizando 20 pessoas nos momentos de maiores entregas. O projeto foi dividido em ondas, e a primeira delas aconteceu na Dzarm, focada em moda feminina, com go-live em maio de 2014, sendo case mundial com uma das mais rápidas implementações em 13 semanas. A segunda onda, que abrangeu a marca Hering, foi concluída em cinco meses, em outubro, a tempo de atender uma reivindicação da empresa: “precisávamos contar com o go-live antes da Black Friday, um de nossos marcos mais importantes de vendas”. A última onda foi finalizada em abril de 2015, com a incorporação da PUC ao sistema.
Segundo Bertotti, os resultados obtidos com o SAP Hybris – que está integrado ao software de gestão de processos de negócio SAP ERP da Cia. Hering, e aos sistemas de gerenciamento de meios de pagamento e de antifraude da companhia – têm sido excelentes.
No ano passado, o comércio online representou 1,7% do total realizado pela companhia”, afirma. “E seis por cento das compras efetuadas pela Internet tem sido feitas pelo carrinho unificado”. Existem projetos em execução visando a expansão deste canal.
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