Colônia e Rio de Janeiro selam parceria

A cidade de Colônia, na Alemanha, acaba de firmar uma parceria com o Rio de Janeiro visando aproveitar as oportunidades geradas pela Copa do Mundo de 2014 e as Olimpíadas de 2016 na cidade brasileira. O acordo, selado entre os prefeitos dos dois municípios na última semana, prevê o trabalho conjunto na gestão de grandes eventos esportivos, bem como em assuntos relacionados ao meio ambiente, segurança, transporte, planejamento urbano e turismo.

Conforme o prefeito de Colônia, Jürgen Roters, a parceria focará, primeiramente, em preparar a cidade do Rio de Janeiro para realizar a Copa e as Olimpíadas de forma mais sustentável.  Em um segundo momento, os municípios pretendem trabalhar juntos para combater problemas ligados às mudanças climáticas que afetaram tanto o Brasil quanto a Alemanha nos últimos anos, como as enchentes.

Estreitar suas relações econômicas e culturais, promovendo o intercâmbio de experiências entre empresas, estudantes e pesquisadores brasileiros e alemães também está nos planos das cidades parceiras.

“Já nas primeiras negociações percebemos o quão diversas e dinâmicas são as relações entre Colônia e o Rio de Janeiro”, destacou Roters, lembrando que a cidade do oeste alemão tem a maior comunidade brasileira de toda a Alemanha.  

O acordo será oficializado durante o Encontro Econômico Brasil-Alemanha na capital carioca em setembro desse ano, quando uma delegação política e econômica da região de Colônia virá ao País para discutir as oportunidades e primeiras ações do trabalho conjunto.

 

SXC
SXC