Comitiva de Baden-Württemberg encontra autoridades no DF


O Governador de Baden-Württemberg, Winfried Kretschmann, está no Brasil acompanhado por secretários do Estado alemão e uma delegação de 130 integrantes. A comitiva alemã chegou ao País nesta quarta-feira (16) para participar de encontros com autoridades e representantes de instituições brasileiras ligadas à pesquisa e ao meio ambiente.



Hoje (17), o grupo se reunirá com a ex-ministra do Meio Ambiente e candidata à Presidência da República em 2010, Marina Silva, em Brasília. Também estão agendados encontros com a atual ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, e com representantes de diversas instituições ligadas à economia e pesquisa, como CNI, CNPq, SENAI e IEL.



O Governador Kretschmann também assinará um Memorando de Entendimento entre o Estado de Baden-Württemberg e o SENAI, que prevê a promoção do intercâmbio de know-how, tecnologia e inovação.



 Baden-Württemberg é um dos mais importantes centros econômicos da Europa e faz fronteira com a França, a Áustria e a Suíça. Na América Latina, o Brasil é o parceiro comercial mais importante do Estado alemão. Líder em inovação na União Europeia, Baden-Württemberg investe anualmente 4,8% de seu PIB em pesquisa. Um dos mais importantes centros de pesquisa tecnológica da Europa, o Instituto Fraunhofer, está sediado em Stuttgart, capital da região.



A delegação também esteve no Paraná e deve seguir para o Rio de Janeiro no intuito de negociar oportunidades de exportação para as empresas alemãs que desenvolvem tecnologias renováveis ou são responsáveis pela implantação de projetos de mobilidade urbana.

Orlando kissner / AENotícias
Orlando kissner / AENotícias