Confiança de alemães é a mais alta em 10 meses

Um levantamento realizado pela empresa de pesquisas de mercado alemã GfK evidencia um crescente otimismo dos consumidores da Alemanha nos últimos meses, mesmo em período de crise econômica na Europa.

Segundo a pesquisa, que contou com a participação de 2 mil entrevistados, o índice de confiança alcançou 5,7 pontos em janeiro, enquanto o valor esperado era de 5,6 pontos, e deve elevar-se para 5,9 em fevereiro.

Assim, a confiança do consumidor alemão atinge seu maior nível em 10 meses e entra no quinto mês consecutivo de alta.

Apesar de economistas não descartarem um trimestre de contração econômica no país, acreditam que a expectativa econômica e a vontade de comprar do consumidor irão continuar aumentando nos próximos meses.

O indicador de expectativa econômica, que caiu sucessivamente por cinco meses em 2011, apresenta seu segundo mês consecutivo de crescimento, iniciando 2012 com um aumento de 8,4 pontos.

"O consumo privado poderá fazer o que deveria fazer: dar um importante apoio para a economia neste ano", declarou a GfK  em comunicado divulgado nesta quinta-feira (26).

A empresa de pesquisas ainda destacou que ações duradouras das autoridades europeias também podem ser maneiras eficazes de reconquistar a confiança dos consumidores.

SXC
SXC