Confiança do consumidor alemão em baixa

A confiança do consumidor na Alemanha deve diminuir em março, conforme um indicador preliminar do instituto alemão de pesquisa Gfk. O índice deve cair para 3,2 pontos, com retração de 0,1 ponto percentual ante o mês anterior.


A diminuição das expectativas econômicas dos consumidores terá caído pelo 5º mês seguido, caso as estimativas se confirmem. Em fevereiro, o indicador caiu de 7.1 para 5,6 pontos negativos, aponta a Gfk.


Indústria


Segundo o Instituto, os alemães chegaram à conclusão de que o ritmo da recuperação econômica será sentido lentamente ao longo dos meses. Nesse aspecto, a opinião não é partilhada pelas empresas do país.


Em meados de fevereiro, a Associação Alemã de Indústria e Comércio – DIHK (Deutscher Industrie- und Handelskammertag) revisou a expectativa de crescimento deste ano para 2,3% – bem mais elevada do que a última previsão do governo alemão, que está estimando até agora um crescimento econômico de 1.4% em 2010.

SXC
SXC