Consumidor alemão está mais confiante

De acordo com estudo mensal da empresa de pesquisas de mercado alemã GfK, o consumidor da Alemanha está notavelmente mais otimista em novembro do que em meses anteriores. As expectativas econômicas e salariais registraram altas consideráveis, e a disposição em comprar alcançou o maior nível em sete anos, fazendo com que o índice geral do sentimento do consumidor para dezembro fechasse em 7,4 pontos, ante 7,1 pontos em novembro.

O subíndice de expectativas econômicas melhorou pelo terceiro mês consecutivo, subindo nove pontos em novembro, para 20,3 pontos , o nível mais alto desde julho de 2011. Já o indicador de expectativas salariais aumentou 12,5 pontos após três meses seguidos de queda, ficando em 45,2 pontos, o maior em mais de 12 anos.

“Os sinais de uma recuperação da economia alemã estão provocando um aumento no emprego, ainda que moderado. Em consequência, isso também está assegurando que os salários alcançarão taxas de crescimento maiores, que devem ficar acima da taxa esperada de inflação e resultarão, portanto, em um aumento real do ganho dos lares alemães”, diz a GfK.

A disposição em comprar cresceu 1,3 ponto, para 45,7 pontos, o nível mais alto desde dezembro de 2006. Juntamente com o desempenho favorável em termos de emprego e de ganho salarial real, a recente decisão do Banco Central Europeu de baixar as taxas de juros certamente estimulou a confiança dos consumidores, diz a GfK.

Com o resultado da pesquisa de novembro, a empresa confirmou sua previsão de que o gasto privado na Alemanha crescerá 1% em termos reais em 2013. De acordo com a GfK, como a expectativa de crescimento do PIB é de apenas 0,5%, significa que os consumidores serão o pilar principal da economia em 2013, e devem sê-lo também em 2014.

SXC
SXC