Consumidor alemão ignora a crise

O “Índice Alemão do Clima de Consumo”, elaborado desde 1980 pela consultoria Gfk, apontou para outubro perspectiva estável em relação ao mês anterior. Com 5,9 pontos, mesma marca registrada em setembro, o índice sugere que o consumo continuará sustentando a conjuntura econômica da Alemanha, até agora pouco afetada pela crise na Europa. O índice vai -100 a 100 pontos, considerando uma série de subíndices referentes a questões específicas.

Nesse contexto, 2012 vem se mostrando um ano com satisfatórios índices de consumo na Alemanha. Um prognóstico da própria GfK, no começo do ano, já apontava um crescimento de 1% no consumo privado no País.

O receio dos consumidores alemães de uma recessão na economia não aumentou, acredita a GfK. O subíndice que destaca essa questão, com quedas sensíveis nos três últimos meses, cresceu em setembro 1,7 pontos, chegando a -17,2 pontos. Com essa leve alta, um retrocesso aos níveis da recessão de 2008/2009 está descartada por enquanto. Naquela época, o índice chegou a -30 pontos.

A propensão ao consumo na Alemanha, índice que aponta a intenção das pessoas a realizar compras, fechou com 33,1 pontos em setembro, mesmo patamar alcançado em agosto. As razões para isso são, principalmente, a estabilidade do mercado de trabalho e os acordos salariais. A tendência atual também mostra que os consumidores preferem investir seus recursos em bens de alto valor, como imóveis. Esse comportamento diminui os depósitos bancários em cadernetas de poupança e outros investimentos da mesma ordem.

No entanto, incertezas sobre a renda afetaram as expectativas sobre o assunto, seguindo a tendência da economia instável. Esse índice, que trata da confiança nos rendimentos, teve queda pela terceira vez seguida, com -7,7 pontos, chegando a 23,9.

SXC/Divulgação
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