Consumidores alemães estão otimistas

De acordo com pesquisa divulgada nesta quarta-feira (27) pela GfK, o consumidor alemão continua otimista. O indicador futuro de confiança da pesquisa, feita mensalmente com 2 mil alemães, subiu pelo 2º mês seguido, de 5,8 pontos para fevereiro a 5,9 para março.

“No momento, a imprensa não está dando tanta atenção à crise financeira europeia, e os players do mercado financeiro também estão calmos. Como resultado disso, os alemães estão com uma visão mais relaxada do futuro. Eles estão prevendo que a economia alemã vai melhorar firmemente nos próximos meses”, diz a empresa de pesquisas de mercado em comunicado.

“O ‘humor’ do consumidor daqui para frente dependerá essencialmente de como o mercado de trabalho vai se comportar nesse ano. Nesse sentido, a expectativa de que o alto nível de emprego vai se manter é extremamente positiva. Se os mercados financeiros também permanecerem calmos, a tendência é que os consumidores não fiquem inquietos. Nessas condições, é muito provável que o consumo vá continuar a ser um grande pilar da economia alemã em 2013”, destaca o texto.

Estudo divulgado em meados deste mês pela GfK prevê que o consumo das famílias  crescerá 1% em 2013, dando uma grande contribuição ao PIB (Produto Interno Bruto) do ano, para o qual é esperado um crescimento de 0,8%.

CCommons/flickr/r2hox
CCommons/flickr/r2hox